Diário dos Açores

Promoção da Literacia em Saúde Mental

Previous Article Previous Article Artur Lima apela a diferenciação positiva dos Açores na aplicação do PRR
Next Article A prevenção enquanto chave da saúde do seu fígado

O desenvolvimento social tem despoletado evoluções positivas nos sistemas de saúde. Tem-se verificado a transição de um sistema paternalista, onde os profissionais se responsabilizavam totalmente pelas decisões, para um modelo mais colaborativo e participativo, onde é fornecida informação às pessoas, permitindo-lhes fazer escolhas acerca da sua saúde.
Desde os anos 70 que a Organização Mundial de Saúde destaca a pertinência da promoção da literacia em saúde, isto é, a importância de disponibilizar conhecimentos na área da saúde à população em geral, enquanto forma de promover a sua compreensão e posterior decisão sobre cuidados a ter. Assim, já é do senso comum que importa atuar ao nível da prevenção da doença, do reconhecimento de sintomatologia significativa, da procura atempada de profissionais especializados, entre outras.
Neste sentido, também a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem procurado cada vez mais investir neste campo, já que a evidência científica aponta para a urgência de se implementarem medidas que contribuam para o aumento da literacia em saúde mental enquanto forma de promoção do bem-estar psicológico das comunidades - condição básica para o bom funcionamento e coesão social.Com projetos específicos de intervenção nesta área, a OPP tem investido na conceção de documentos orientadores e facilitadores do conhecimento na área da saúde mental, e disponibilizado informação através dos meios de comunicação social (como é exemplo esta rubrica semanal), através das redes sociais e através de dois sites, onde qualquer pessoa pode procurar informação gratuita, atualizada e fidedigna, nomeadamente o encontreumasaida.pt e o eusinto.me. Porque não há saúde sem saúde mental, sugiro que experimente “falar” com a Ana (chat do eusinto.me), que poderá ajudar a encontrar respostas para as suas dúvidas ou necessidades de informação na área da saúde mental. Se tem dúvidas sobre como ajudar os seus filhos/as a terem mais sucesso escolar ou como lidar com situações de agressividade, se consome álcool em excesso ou é um/a profissional em burnout, experimente escrever à Ana, uma aliada digital para a saúde e bem-estar mental.
Na semana do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, deixo-lhe esta mensagem, procure informação credível, consulte várias fontes, mas não adie!

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

*Psicóloga e Vogal da Direção da Delegação Regional dos Açores

Joana Amen*

Share

Print

Theme picker