“É o culminar de muito empenho na conquista do nosso objectivo alvo: sermos uma referência no termalismo”
Diário dos Açores

“É o culminar de muito empenho na conquista do nosso objectivo alvo: sermos uma referência no termalismo”

Next Article Bloco de esquerda acusa o Governo Regional de discriminar 73% da população açoriana Bloco de esquerda acusa o Governo Regional de discriminar 73% da população açoriana

Termas das Caldeiras galardoada com prémio na categoria de melhor spa termal a nível Mundial pelo “International Spa and Beauty Awards”

As Termas das Caldeiras, localizadas na Ribeira Grande, são as termas mais antigas dos Açores, sendo estas datadas desde 1811. Em 2016, após obras de melhoramento, reabriram ao público.
Recentemente, as Termas venceram o prémio na categoria de melhor spa termal, após terem sido nomeadas pelo “International Spa and Beauty Awards”.
Assim, as Termas das Caldeiras destacam-se como um dos melhores spas termais da ilha.
Em conversa com Luísa Pereira, sócia-gerente da empresa responsável pelas Termas das Caldeiras, ficámos a saber um pouco mais sobre este prémio e o significado que o mesmo teve para a empresa.

Fale-nos um pouco sobre as Termas das Caldeiras.
As termas das Caldeiras, datadas em 1811, estiveram encerradas para utilização cerca de 30 anos. Foram concessionadas em 2015 e reabriram ao público após obras de melhoramento, em Janeiro de 2016. O edifício dispõe, no interior, de 3 salas de tratamento individuais equipadas com tanques termais e uma sala dupla, onde é possível realizar tratamentos e massagens com lama vulcânica e óleos. Todas as salas individuais têm nomes de espécies endémicas da nossa região. No exterior, encontramos dois tanques termais, onde é possível usufruir de água termal, sulfúrea, com temperatura média entre os 38ºC e os 40ºC.

“As Termas das Caldeiras estiveram nomeadas, em 2018, na categoria de melhor tratamento e venceram o prémio da categoria com a massagem de lama vulcânica. O prémio foi atribuído pela Luxury Travel Guide.”
Explique-nos em que consiste o “Internacional Spa and Beauty Awards”.
O “Internacional Spa and Beauty Awards” premeia, a nível mundial, negócios dentro da indústria de spa e beleza. A cerimónia anual conta com participantes de 60 países, num evento realizado no Dubai. Das 1000 nomeações são premiados cerca de 200 participantes.

O que significou ganhar este prémio?
O prémio traduz o esforço e dedicação diária de uma equipa de trabalho dedicada e sonhadora. Uma equipa também resiliente, capaz de reconhecer as suas falhas e reinventar-se tantas vezes quanto as necessárias. É o culminar de muito empenho na conquista do nosso objectivo alvo: sermos uma referência no termalismo. Este prémio enfatiza a realização das nossas aspirações.

Já tinham sido nomeados antes?
Contamos com 3 nomeações, nos últimos 6 anos. Vencemos 2 dos 3 prémios. As Termas das Caldeiras estiveram nomeadas, em 2018, na categoria de melhor tratamento e venceram o prémio da categoria com a massagem de lama vulcânica. O prémio foi atribuído pela Luxury Travel Guide.

O que destaca as Termas das Caldeiras dos outros spas da ilha?
As termas das Caldeiras localizam-se num edifico datado de 1811, repleto de história. No edifício encontramos a primeira banheira de que há registo escrito nos Açores, com data de construção de 1803. Foi posteriormente anexada ao edifício das Termas e é a reconhecida sala da coroa, a única sala de tratamentos dupla do edifício. As termas utilizam como principais recursos produtos de origem vulcânica, 100% naturais, como a lama vulcânica e a água termal sulfúrea.

“O prémio traduz o esforço e dedicação diária de uma equipa de trabalho dedicada e sonhadora. Uma equipa também resiliente, capaz de reconhecer as suas falhas e reinventar-se tantas vezes quanto as necessárias.”

Qual foi o balanço do fluxo turístico no Verão em comparação com anos anteriores?
Este ano apresentámos um crescimento do fluxo turístico, à semelhança do que se verificou em todos os sectores ligados, ou também ligados à actividade turística.

Costumam receber mais clientes turistas ou locais?
As termas são um sector de actividade transversal a todas as idades e mercados, por esse motivo, os nossos aquistas são locais e turistas. Conforme a sazonalidade é possível percebermos que há alturas em que o fluxo é mais turístico, embora as Termas das Caldeiras tenham um mercado local bastante assíduo e ascético.

Acha que ainda se sentem os efeitos da pandemia no negócio ou já estão a voltar à normalidade?
No que concerne à pandemia, as termas estão em valores de fluxo normais. Apresentando este ano, à semelhança dos sectores de actividade turísticos, um crescimento comparativamente aos anos anteriores à pandemia. A inflação resultante da conjuntura de conflagração mundial que vivenciamos é, neste momento, a maior preocupação dos empresários.
Quais são as expectativas para o futuro? Existem novidades para os próximos tempos?
O futuro próximo prevê, a já anunciada, reabilitação do edifício subjacente, adquirido pela empresa para dar resposta à necessidade de alojamento, com finalidade terapêutica e de bem-estar.

por Nicole Bulhões

jornal@diariodosacores.pt

Share

Print
Ordem da notícia1435

Theme picker