Madeira e Açores encabeçam lista das regiões com maior consumo de drogas sintéticas
Diário dos Açores

Madeira e Açores encabeçam lista das regiões com maior consumo de drogas sintéticas

Previous Article Previous Article Ordem dos Médicos dos Açores diz que há falta de segurança nos cuidados médicos no HDES
Next Article Câmara Municipal de Ponta Delgada vai disponibilizar meio milhão de euros para Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Câmara Municipal de Ponta Delgada vai disponibilizar meio milhão de euros para Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

Neste momento, os grandes centros de consumo de drogas sintéticas são a Madeira e os Açores.
Dados revelados por Nelson Carvalho, da UCAD, que está preocupado com a facilidade com que é possível obter as substâncias e com o preço que alicia os consumidores.
A Madeira encabeça a lista das regiões portuguesas onde há mais prevalência de consumo de substâncias psicoativas sintéticas, sobretudo ‘bloom’.
Desde 2012 que a Assembleia Legislativa da Madeira viu a Assembleia da República chumbar três projectos de resolução, um deles, em forma de projecto lei.
As autoridades regionais sentem-se abandonadas por Lisboa.
Nelson Carvalho, Director da UCAD diz que “infelizmente parece que enquanto não acontecer nada em Lisboa, não interessa.”
E lembra que ”os senhores deputados da nação também têm o dever de salvaguardar a segurança e a saúde dos madeirenses e dos açorianos.”
As drogas sintéticas estão crescendo em número e popularidade, principalmente entre os mais jovens, esse tipo de droga é muito comum em festas longas e grandes eventos.
Assim como em shows e raves, essas drogas são psicoativas e frequentemente entorpecem os sentidos daqueles que a usam podem aumentar ou diminuir sua sensibilidade.
O seu acesso, segundo alguns, deveria ser difícil, pois é algo que precisa de processos químicos e geralmente é feito em laboratório.
Mas é bastante comum encontrar pessoas vendendo-as dentro das festividades, com o discurso de supostamente “aumentar a curtição e diversão”.
O que não é contado é o alto poder de danos ao corpo que essas drogas trazem, muitos nem sabem que elas podem gerar dependência.
Mas é um risco claro, pois muitas podem causar dependência com poucos usos.

Share

Print
Ordem da notícia1614

Theme picker