Cristina Fraga apresenta demissão de Presidente do HDES
Diário dos Açores

Cristina Fraga apresenta demissão de Presidente do HDES

Previous Article Previous Article 66 representações de artesanato regional até amanhã no Pavilhão do Mar
Next Article Ordem dos Médicos dos Açores diz que há falta de segurança nos cuidados médicos no HDES Ordem dos Médicos dos Açores diz que há falta de segurança nos cuidados médicos no HDES

Cristina Fraga apresentou ontem a demissão de Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES), tendo sido aceite pelo Presidente do Governo dos Açores.
O anúncio foi feito pela Presidência do Governo através da seguinte nota:
“Esta manhã, na sequência de um encontro com o Presidente do Governo dos Açores, a Dra. Cristina Fraga, Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), colocou o seu lugar à disposição, tendo o Presidente do Governo aceite o pedido de demissão.
O Presidente do Governo dos Açores agradece à Dra. Cristina Fraga o trabalho desenvolvido, a sua dedicação, e reconhece os bons indicadores obtidos, durante o seu mandato, em termos de produtividade dos serviços.
A substituição de Cristina Fraga será feita nos termos legalmente previstos”.

HDES responde à Ordem

Antes da demissão, o Conselho de Administração do HDES tinha emitido uma nota de esclarecimento em resposta à Ordem dos Médicos dos Açores, onde se lê que “após a jornada de diálogo encetada por SExa o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, com os legítimos representantes sindicais dos médicos, fomos hoje surpreendidos por uma conferência de imprensa (mais uma) da Ordem dos Médicos nos Açores, que lamentamos e que pode contribuir para lançar o alarme social na população”.
E acrescenta: “Relativamente às alegações da Sra. Dra. Inês Leite, Directora do Serviço de Cirurgia Geral do HDES, em que compara um médico cirurgião a um piloto, são da sua responsabilidade e não as comentamos. A Direcção Clínica e o Conselho de Administração afirmam que a segurança dos doentes está garantida, com esta escala de urgência apresentada, com 2 (dois) cirurgiões de serviço. Como sempre foi prática neste hospital, tal como a Sra. Dra. Inês Leite bem sabe. Situação esta que se tem verificado muitas vezes ao fim-de-semana, em que um cirurgião está em presença física e outro em prevenção”.   Segundo a nota do CA do HDES, “a Direcção Clínica e o Conselho de Administração reafirmam ainda que as escalas estão asseguradas até ao dia 7 de Dezembro, e foi esta a informação que foi transmitida ao Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores. O Diretor Clínico reuniu com a Sra. Dra. Inês Leite inúmeras vezes, tendo inclusivamente participado duma reunião do serviço de Cirurgia Geral e sempre mostrou a maior abertura de colaboração com a Sra Directora do Serviço de Cirurgia Geral”. “A Direção Clínica e o Conselho de Administração do HDES mantêm-se totalmente disponíveis e abertos ao diálogo com todos os Directores de Serviço, comprometidos em ultrapassar esta situação, que infelizmente, também acontece noutros hospitais, de todo o país”, lê-se ainda na referida nota. “Respeitámos o “protocolo negocial” que neste momento decorre entre o Governo e os Sindicatos Médicos, no estabelecimento de pontes que possam contribuir para a resolução deste diferendo”, acrescenta o CA, sublinhando que “estamos solidários com as reivindicações de melhores condições para todos os que fazem o SRS, mas cientes de que existimos para o cidadão açoriano. E para melhor servir aqueles que necessitam, que são os doentes.”

Share

Print
Ordem da notícia1616

Theme picker