Prisão preventiva para suspeito de tráfico de estupefacientes em Água de Pau
Diário dos Açores

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de estupefacientes em Água de Pau

Previous Article Constituição de empresas cresce em Ponta Delgada
Next Article Inaugurada exposição de Natal Ecológico em Vila Franca do Campo

A Divisão Policial de Ponta Delgada, através de polícias da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra da Lagoa, deteve um homem de 34 anos, residente na freguesia de Água de Pau, suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Decorrente de um inquérito dirigido por um Magistrado do Ministério Público de Ponta Delgada, foram desenvolvidas várias diligências de investigação ao longo de um ano e meio por parte dos investigadores da PSP, as quais vieram permitir a recolha e consolidação de provas que indiciam fortemente o suspeito na venda de droga sintética e heroína, em várias freguesias do concelho da Lagoa.
De acordo com as diligências efectuadas, foi possível descortinar que a actividade de tráfico de droga, numa primeira fase se concretizava, preferencialmente na Baía de Santa Cruz, sendo posteriormente redireccionada para a freguesia do Rosário, passando a ter como centro de operações um terreno agrícola da responsabilidade do suspeito.
Apesar de o suspeito ter sido alvo de várias abordagens, por parte das autoridades, em diferentes momentos e locais, as referidas intervenções não foram suficientes para o demover de prosseguir com a actividade delituosa, agora a partir da sua residência sita freguesia de Água de Pau, circunstancia que estava a gerar um forte constrangimento e indignação junto dos moradores locais.
Foi devido à significativa afluência de toxicodependentes que ali se deslocavam unicamente com o propósito de adquirir diferentes tipos de estupefaciente, o que continuou a merecer a atenção das autoridades policiais e possibilitou reunir um quadro fortemente indiciário que permitir avançar para a sua detenção fora de flagrante delito.
Nesta sequência, foi planeada uma operação policial, que consistiu na execução de várias buscas em locais conotados com a prática da factualidade em investigação, que possibilitou a descoberta e apreensão de cerca de 3000 euros em numerário, quatro viaturas automóveis e três motociclos, por se suspeitar se tratar de vantagens decorrentes desta actividade ilícita.
Após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, o arguido aguardará o desenrolar do processo sujeito à medida de prisão preventiva. Os resultados da operação policial desenvolvida permitiram desmantelar um dos principais pontos de venda directa das habitualmente designadas drogas sintéticas, existentes no concelho da Lagoa, muito particularmente na freguesia de Água de Pau, onde nas últimas semanas os resultados das várias operações executadas naquela localidade pela PSP e lideradas pelo DIAP de Ponta Delgada permitiram que a quatro arguidos fosse aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
 

Share

Print

Theme picker