Mostra “Chapéu Armado para Capelão Militar modelo de 1853” na Terceira
Diário dos Açores

Mostra “Chapéu Armado para Capelão Militar modelo de 1853” na Terceira

Previous Article Religião com Verbo Profano
Next Article “Presépio e Altarinho”, atividades para ATL’s no Museu da Horta “Presépio e Altarinho”, atividades para ATL’s no Museu da Horta

A mostra “Chapéu Armado para Capelão Militar modelo de 1853” estará disponível até 1 de Fevereiro de 2023, no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima.
O termo capelão, do latim medieval cappellãnu, está associado à lenda de São Martinho. A crença de que a capa de São Martinho poderia trazer a vitória ao exército que a detivesse levou à prática da fixação de uma tenda, nos acampamentos militares franceses, onde era colocada tal relíquia. Esse local passou a ser designado de capela (manto) e o sacerdote, que a guardava e realizava as actividades religiosas junto à tropa, passou a ser denominado capelão.
Este chapéu armado para capelão militar, modelo 1853, é revestido com pelúcia de seda, apresentando o laço nacional “de pernas”, ou seja, cruciforme, de cor azul e branco, sob uma presilha de galão de seda preta. Extremamente raro, uma vez que corresponde a um breve trecho períodal, pertence à Unidade de Gestão de Militaria e Armamento – Uniformes Militares, do Museu de Angra do Heroísmo, estando agora patente ao público no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima.

Share

Print

Theme picker