Museu Casa do Arcano destaca importância do papel das Confrarias na Igreja
Diário dos Açores

Museu Casa do Arcano destaca importância do papel das Confrarias na Igreja

Previous Article Decálogo do Brinquedo Seguro
Next Article O que é a Lusofonia - Parte 7 (II) 20 anos de colóquios de 2002 - 2022

O vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, José António Garcia, foi o anfitrião da exposição “Confrarias: Guardiões de Riqueza Eclesiástica”, no Museu Casa do Arcano.
Com o objectivo de evidenciar o papel e a importância que as Confrarias assumiram, e que continuam a assumir nos dias de hoje, na salvaguarda do património das igrejas, e tendo em consideração a relação intrínseca do Museu Casa do Arcano ao culto religioso, a exposição dá a conhecer peças do acervo litúrgico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, da Ribeira Grande, da Igreja Paroquial de São José, de Ponta Delgada, e da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, de Vila Franca do Campo.
A ocasião contou com a participação do Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Cónego Adriano Borges, que abordou a história das Confrarias, seguindo-se as intervenções do Provedor da Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São José, CJoão Bosco Mota Amaral, e do Provedor da Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Matriz de Nossa Senhora da Estrela, C Filomeno Gouveia, sobre a acção e relevância das Confrarias a que presidem, nas respectivas paróquias.
Posteriormente, foi realizada uma visita guiada à mostra, seguindo-se um pequeno momento musical alusivo ao Natal, com cânticos cantados à capela.
A exposição irá estar patente até ao dia 3 de Fevereiro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 09h00 às 17h00. Durante a época festiva, o horário será diferenciado, sendo também possível visitar a mesma nos dias 26 de Dezembro, 1, 2, 7 e 8 de Janeiro, das 15h00 às 20h00.

Share

Print

Theme picker