Santa Casa da Ribeira Grande cria presépio inclusivo e árvore de Natal em macramé
Diário dos Açores

Santa Casa da Ribeira Grande cria presépio inclusivo e árvore de Natal em macramé

Previous Article Previous Article “Mais do que presentes, o Natal é estar presente.”
Next Article Hoje é vésperas de Natal dia da Consoada

Numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, irá estar em exposição neste Natal, no seu recinto sede, sito à Rua Luís de Camões, Ribeira Grande um presépio inclusivo.
 “Nestes espaços carregados de magia e simbolismo, que nos transportam para lugares do nosso imaginário, pretendemos elevar a temática da Inclusão, e levar a todos este importante valor que, diariamente, é praticado na Instituição”, afirma o Provedor Nelson Correia.
Foi também objetivo da Instituição, através do seu Centro Ambiental, em conjunto com todas as valências de crianças e jovens, “consciencializar os visitantes para a importância da reutilização e reciclagem de materiais, que deram lugar a figuras representantes de diversas zonas do nosso planeta, construídas por tecidos reutilizados, através de enchimento com roupas e madeiras reaproveitadas”.
Do mesmo modo, a cabana foi construída com materiais reutilizados.
A temática da inclusão, foi a base de apresentação da Instituição com o propósito de “consciencializar a integração e aproximação de todos para todos, principalmente, aos mais desfavorecidos, numa época fortemente festiva e emotiva, que é o Natal”.
“Mais uma vez, o envolvimento de todas as valências e equipa de manutenção, foi relevante na montagem do nosso presépio 2022, que aguarda a sua visita de 2ª a 6ª, das 09:00 às 17:00”, conclui.

Árvore de Natal em macramé

Também numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, irá estar em exposição até meados de janeiro, na Praça do Emigrante, na Cidade da Ribeira Grande, uma árvore de Natal singular, decorada, integralmente, em macramé.
A árvore de Natal exposta tem 4 metros de altura, 3 metros de diâmetro, e é constituída por 30 Kg de macramé em cizal, com diferente tipologia de nós.
O trabalho teve início no final do Verão, com a intervenção de vários colaboradores, entre eles, idosos do Centro de Dia, técnicos e ajudantes de Educação.
Iniciado o projeto, e com o objectivo de envolver várias Valências da Instituição, ao longo do processo, foram tomadas proporções jamais imaginadas, desde a construção, como da adesão e participação.
O envolvimento foi conseguido, com relevo para a equipa de manutenção que teve a incumbência da preparação da estrutura e composição, bem como técnicos da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Share

Print
Ordem da notícia1692

Theme picker