BloomClays
Diário dos Açores

BloomClays

Next Article Convívio de Natal do Clube Naval de Ponta Delgada Convívio de Natal do Clube Naval de Ponta Delgada

Sofia Paquete, criadora do BloomClays, fez de uma paixão o “florescer” de um sonho jamais imaginável.

Quer seja pela escolha da roupa alusiva à quadra natalícia quer seja pelas bijutarias, a verdade é que “ inovação”é a palavra de ordem nos looks escolhidos para esta altura do ano, criando em simultâneo novas tendências.  
É aqui que entra a BloomClays, que embora seja um conceito recente, a verdade é que o mesmo já está a dar cartas e a encantar pela sua dinâmica e inovação no que respeita à bijutaria. Trabalhadas em argila de polímero, as peças criadas à mão, por Sofia Paquete apresentam um conceito diferente e sofisticado que pretende encantar todos os que nelas colocam os olhos.
Com uma colecção, que até engloba uma inspirada no Natal, a BloomClays detém actualmente um vasto conceito que tem tudo para singrar, visto que a fantasia que acompanha estas criações tendem a proporcionar idealizações repletas de histórias e criar futuras memórias.  

Fale-nos um pouco sobre si.
Chamo-me a Sofia Paquete, tenho 32 anos e sou natural de São Roque, freguesia, onde nasci, cresci e actualmente vivo, perto do mar onde mais gosto.

Como surgir a ideia para a criação da BloomClays?
Sempre tive uma paixão por bijuteria, principalmente por brincos. Nos meus tempos livres comecei a pesquisar como poderia criar alguns brincos como aqueles que via na internet ou mesmo pelas lojas.
 Foi então, através de vídeos e algumas marcas na internet, que fui estudando e ganhando conhecimentos que permitiram-me perceber como trabalhar com este material específico, de modo a poder fazer as criações que tinha em mente.
 É um projecto recente que foi criado a 28 de Setembro de 2022. Inicialmente a ideia seria fazer bijuteria exclusivamente para mim. Quando finalizei os primeiros modelos, fui partilhando com quem me era mais próximo e surgiu-me a ideia de partilhar nas redes sociais para poder conhecer o feedback de “fora”. 
Criei então um logótipo que me identificasse e assim nasceu a BloomClays. 
Inesperadamente e com um pequeno alcance que não estava a espera que acontecesse, as opiniões foram muito positivas, gerando assim a oportunidade de ser convidada a estar presente no Mercadinho de Natal no Hotel Senhora da Rosa. Confesso que o receio estava presente, especialmente de como seriam as opiniões sobre este projecto tão recente onde eu própria ainda estava a aperfeiçoar algumas técnicas.
Porém, foi um fim-de-semana de mercadinho que superou as minhas expectativas. Foi muito gratificante receber todas aquelas palavras confortantes por todos os que lá passaram e a quem tive oportunidade de poder partilhar um pouco do que faço com tanto amor.

Quais os tipos de material que utiliza e o porquê? Em que consiste a técnica utilizada nos seus trabalhos?
Neste caso utilizo a argila de polímero, mais conhecida pela massa fimo, pois esta permite-me colocar em prática todas as ideias que tenho, devido à facilidade com que se mistura, à mão, qualquer cor que possa utilizar.
Daí todos os modelos da BloomClays serem únicos, porque mesmo que volte a criar o mesmo modelo, nunca serão iguais.

As suas peças cingem-se apenas em bijutaria ou realiza outros tipos de trabalho?
Actualmente tenho trabalhado mais na área dos brincos. Já estou em testes para outros tipos de acessórios que poderão ver em breve como colares, anéis e pulseiras.

O que a inspira para a criação dos seus trabalhos?
Sigo algumas páginas na internet que inspiram-me, de certa forma em ideias para novas criações. Criações, estas, que acabam por permitir que adquira um novo conhecimento no modo de trabalhar a argila bem como na evolução de algumas técnicas.

Detém uma colecção de bijutaria inspirada na temática natalícia. O que a fez apostar na mesma?
Na altura do Natal existe as típicas tradições em algumas famílias de vestirem-se com as combinações de roupa alusiva ao Natal. E porque não possuir um acessório que pudesse registar esses momentos, pois os mesmos só avivam mais o espírito da época, daí a criação desta colecção. 

Visto que nos encontramos na época, considerada por muitas pessoas, como a mais mágica do ano, o que representa para si o Natal? 
Apesar de ser uma época, que fica de certa forma registada diferente ao longo dos anos pelos familiares que já não se podem juntar a nós fisicamente, é uma época de celebrar a vida! 
Celebrar e relembrar tempos passados com quem mais gostamos. Natal é poder estar rodeada pelas pessoas que amo, é a maior felicidade do mundo.

Detém uma página no facebook onde apresenta as suas peças. Faz trabalhos apenas por encomenda ou já podemos encontra-los à venda em algum lugar? 
A BloomClays dá oportunidade a todos de escolher um modelo com a cor a seu gosto. 
Aceito encomendas personalizadas, relembrando sempre que a criação de cada peça tem varias fases, o que pode influenciar o tempo de finalização. Para adquirir as peças ou possíveis encomendas, podem consultar todos os modelos criados nas páginas do Instagram ou Facebook com o mesmo nome Bloomclays. 
Actualmente todas as vendas são através das páginas mas em breve poderão ter um espaço físico disponível onde podem ver e adquirir as peças.

O que distingue a BloomClays?
A BloomClays como o próprio nome diz (Bloom-florescer) é criada a pensar na auto-estima e embelezamento de cada pessoa.
Peças que podem ser personalizadas ao gosto de cada um, a Bloomclays vem mostrar que todos podemos ser como estas peças: únicos e continuamente belos.

Quais são as suas expectativas para o futuro?
Tenho o sonho de ver a BloomClays crescer. Um dia, quem sabe, ter meu próprio espaço para poder vender as minhas peças.
Tudo é possível desde que acreditemos nos nossos sonhos. Nunca é tarde para sonharmos e fazer acontecer.

*jornal@diariodosacores.pt

Share

Print
Ordem da notícia1706

Theme picker