PS quer explicações sobre divulgação de dados de utentes de saúde do HDES a privados
Diário dos Açores

PS quer explicações sobre divulgação de dados de utentes de saúde do HDES a privados

Previous Article Garantias nos contratos de consumo: pôr termo ao contrato: não é remédio imediato, por regra, mas pode sê-lo, por excepção…
Next Article Mário Silva já não é treinador do Santa Clara Mário Silva já não é treinador do Santa Clara

O Grupo Parlamentar do PS vai requerer, com caráter de urgência, a presença do Secretário Regional da Saúde, Clélio Meneses, no parlamento açoriano, para explicar a divulgação de dados de utentes de saúde Açorianos a uma empresa privada.
“De acordo com notícias hoje vindas a público, pelo menos o Hospital de Ponta Delgada (HDES), terá remetido à tutela da Saúde, a pedido desta, as chaves de encriptação de dados referentes à atividade clínica do HDES, sendo que aquele hospital continua a aguardar o envio do acordo de cedência e de tratamento de dados e tudo isto deve ser devidamente explicado, porque são as informações pessoais dos Açorianos que estão a ser transmitidas, sem autorização dos próprios, a empresas e isso é, no mínimo, questionável”, realçou Tiago Lopes.
O deputado socialista considerou que estas notícias, agora vindas a público, “indiciam uma situação potencialmente grave” e salientou que “antes de fazer qualquer juízo definitivo, o PS pretende ouvir aquilo que o Secretário Regional da Saúde nos pode dizer a propósito deste assunto”.
Tiago Lopes considerou que, “perante a potencial gravidade dos factos”, o Governo, com esta situação, “poderá provocar potencial alarme e desconfiança dos utentes no que concerne aos seus dados clínicos”, recordando que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é “bem explícito na forma como os dados pessoais devem ser preservados e reservados, nunca transmitidos sem autorização dos próprios, caso constem em bases de dados”.
“Para que não restem dúvidas, o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, deve vir ao Parlamento, à Comissão de Assuntos Sociais, com a máxima urgência, esclarecer cabalmente toda esta situação”, finalizou o deputado do PS, Tiago Lopes.

Desentendimento na administração do HDES

Entretanto, um comunicado do Conselho de Administração do HDES, enviado ontem aos órgãos de comunicação social, afirma “não ter respondido a qualquer questão” do jornal Diário Insular, onde foi publicada uma resposta do HDES sobre o assunto e diz que “desconhece a temática desenvolvida no respectivo artigo”.
O “Diário dos Açores” sabe que a resposta enviada ao Diário Insular foi da autoria da Presidente do Conselho do HDES, Cristina Fraga, que se encontra de baixa.
De acordo com as nossas fontes, o desentendimento entre os membros da administração do HDES terá sido  debatido ontem numa reunião naquele hospital entre todos os membros daquele órgão.
Recorde-se que Cristina Fraga está demissionária, aguardando nomeação de substituto, que, segundo Clélio Meneses, está ser tratado pelo Presidente do Governo para aprovação no Conselho do Governo.

Share

Print
Ordem da notícia1747

Theme picker