Apresentado no Parlamento Europeu Estratégia da UE para as Regiões Ultraperiféricas
Diário dos Açores

Apresentado no Parlamento Europeu Estratégia da UE para as Regiões Ultraperiféricas

Next Article Padre Norberto Brum acredita que os jovens “vão ganhar muito” com a personalidade do novo Bispo Padre Norberto Brum acredita que os jovens “vão ganhar muito” com a personalidade do novo Bispo

O eurodeputado e chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes, apresentou na Comissão dos Orçamentos, o seu projecto de parecer sobre a nova Estratégia da UE para as Regiões Ultraperiféricas, que considera “bem-vinda e que deverá ter implicações na legislação europeia, no quadro financeiro plurianual e nos programas específicos”.
José Manuel Fernandes aproveitou a ocasião para reforçar junto dos colegas a mais valia que as RUP representam para a UE, “que não podemos desperdiçar em vários domínios, como o do Espaço, da Economia Azul, da Biodiversidade. Mas, para isso, estas regiões precisam do nosso apoio, da nossa atenção e não é fazer-lhes nenhum favor, é dar-lhes o que merecem face às suas contingências naturais e permanentes”, acautelando que as “temos de atender em todas as nossas propostas”.
O eurodeputado reiterou a necessidade da criação de um POSEI Transportes no próximo Quadro Financeiro Plurianual, que sucessivamente tem sido defendida pelo PSD.  “Face às novas exigências, inclusive ambientais, justifica-se um programa especifico para o apoio aos transportes para as Regiões Ultraperiféricas, é preciso um POSEI Transportes. Também é necessário que o POSEI Agricultura se mantenha e que inclusivamente seja reforçado”, acrescentou.
José Manuel Fernandes defendeu ainda a revisão do regulamento do Fundo de Solidariedade da União Europeia, que, recorde-se, mobilizou mais de 8 milhões de euros para a reconstrução do porto comercial das Flores. O eurodeputado alertou que “as catástrofes naturais batem muitas vezes à porta das RUP”, pelo que “as regras e os condicionamentos do fundo não devem ser iguais para estas regiões”.
A finalizar, o social-democrata defendeu que esta estratégia da UE não deve servir para que, no caso português, o Governo da República se desresponsabilize perante os compromissos com os Açores e a Madeira. “É importante que a União Europeia apoie as RUP, mas isto não significa que os Estados-membros (Portugal, Espanha e França) se demitam das suas responsabilidades em relação às RUP. Esta Estratégia só terá efectivamente efeito se todos colaborarem”.
A delegação do PSD no Parlamento Europeu está empenhada em assegurar que esta Estratégia responde às necessidades das Regiões Ultraperiféricas, em particular das regiões autónomas portuguesas.
O eurodeputado Álvaro Amaro é o responsável principal pela posição do Parlamento Europeu sobre esta nova estratégia, José Manuel Fernandes pela posição da Comissão dos Orçamentos e Cláudia Monteiro de Aguiar pela posição do PPE na Comissão de Transportes e Turismo.

Share

Print

Theme picker