Câmara da Lagoa abre inscrições para formação de “novos bonecreiros”
Diário dos Açores

Câmara da Lagoa abre inscrições para formação de “novos bonecreiros”

Previous Article Previous Article Indivíduo detido pela presumível prática de crime de violência doméstica à ex-companheira
Next Article Abertas candidaturas ao “Prémio Gaspar Fructuoso” Abertas candidaturas ao “Prémio Gaspar Fructuoso”

A Câmara Municipal da Lagoa vai abrir as inscrições para mais uma formação em arte bonecreira, que tem como principal objectivo perpetuar uma tradição cultural identitária lagoense.
À semelhança do ano anterior, esta formação destina-se ao público em geral e será gratuita, necessitando de uma inscrição prévia, visto ser limitada a 8 formandos. Apesar desta formação ser aberta a toda a comunidade, será dada prioridade a residentes no concelho da Lagoa, por forma a manter em território concelhio o desenvolvimento desta particular forma de arte, idiossincrática deste concelho.
A formação será ministrada pelo artesão lagoense e mestre bonecreiro João Arruda, às Quartas-feiras e Sábados, entre as 9h00 e as 11h00, no convento de Santo António. A primeira fase da formação decorrerá de 15 de Março a 1 de Abril e a segunda fase de 19 de Abril a 6 de Maio.
 A primeira fase destina-se se à construção de um figurado em barro, seguindo-se a sua cozedura em mufla e a pintura do mesmo com tinta acrílica. Por seu turno, a segunda fase recai na execução dos moldes em gesso de todas as figuras confeccionadas na primeira fase.
De referir que, esta formação tem como principal propósito incentivar o surgimento de novos bonecreiros, cujo objectivo final passa por conceder aos formandos as ferramentas necessárias para conseguirem, no espaço de um ano, desenvolverem esta actividade artesanal, obtendo a Carta de Artesão e de Unidade Produtiva Artesanal (UPA), através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).
De igual modo, a edilidade lagoense pretende proporcionar, com base nas condições estipuladas nas normas de funcionamento deste projecto, um intercâmbio de conhecimentos desta arte, entre artesãos/bonecreiros e entidades externas, em território nacional, sendo que a Câmara Municipal de Lagoa atribuirá uma bolsa no valor de 2000,00€ (dois mil euros).
Após o término desta formação e para que os formandos possam continuar a desenvolver a criação da arte bonecreira, a Câmara Municipal da Lagoa irá disponibilizar as instalações do convento de Santo António para procederem à cozedura das figuras em barro e será, igualmente, providenciado um acompanhamento por parte do bonecreiro residente, sempre que solicitado pelos formandos.
De referir que, no início da formação, cada formando receberá um “Kit Novos Bonecreiros”, com todo o material necessário para frequentar e concluir a formação, de modo a desenvolver esta forma de arte e aprimorar as técnicas leccionadas.
Os interessados deverão realizar a sua inscrição, até ao dia 6 de Março, através do preenchimento do anexo 1, que consta no documento das Normas de Funcionamento do Projecto “Novos Bonecreiros”, disponível no portal da edilidade, sendo que deverá ser enviado por email para educacaoecultura@lagoa-acores.pt, entregue, presencialmente, no convento de Santo António ou, ainda, através do contacto telefónico 296 960 600.

Share

Print

Theme picker