“Consultas abertas” na Unidade de Saúde de São Miguel para aliviar as Urgências
Diário dos Açores

“Consultas abertas” na Unidade de Saúde de São Miguel para aliviar as Urgências

Previous Article Previous Article Aprovados 400 mil euros para a formação de trabalhadores
Next Article Vendeu-se menos cimento no ano passado Vendeu-se menos cimento no ano passado

A Unidade de Saúde de São Miguel vai disponibilizar “consultas abertas” para aliviar a urgência hospitalar, anunciou o Governo açoriano, que prometeu nomear uma Administração para o hospital de Ponta Delgada durante este mês.
“Esta é uma consulta extra do dia. É aberta hoje e visa fazer face àquelas situações de doença aguda, mas de gravidade moderada, porque nessas situações não é necessário ir à urgência de um hospital”, explicou o Secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses.
O governante falava aos jornalistas na inauguração da “consulta aberta” na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, em Ponta Delgada.
O Secretário Regional detalhou que vão estar dois médicos “em permanência” naquelas consultas, que podem realizar-se das 17h00 às 22h00, de Segunda a Sexta-feira, mediante marcação, prevendo-se o atendimento a 30 utentes por dia.
Clélio Meneses admitiu o alargamento da modalidade ao Sábado e ao Domingo e a outras localidades de São Miguel.
“Sabemos que mais de 60% das pessoas que se dirigem à urgência hospitalar não são situações de gravidade que exigem urgência hospitalar. Por isso, dirigindo-se à Unidade de Saúde de Ilha e agendando a sua consulta do dia, conseguem ter acesso a essa consulta entre as 17h00 e as 22h00”, reforçou.
Porém, o titular da pasta da Saúde no Executivo açoriano reconheceu que a iniciativa “por si” não vai evitar as situações de atraso nas urgências do Hospital de Ponta Delgada.
Clélio Meneses realçou ainda que “em regra são cumpridos os tempos de espera” no hospital de Ponta Delgada, admitindo, contudo, que “nos picos da procura” acontece “o problema” dos atrasos.
“É nesses picos de procura que surge o problema. O sistema não pode estar preparado para os picos. Não podemos ter disponibilidade de recursos humanos todos os dias e a todas horas exatamente igual ao que precisamos quando existe um pico de procura”, defendeu.
Questionado pelos jornalistas, o Secretário Regional adiantou que ainda este mês deverá ser nomeada uma nova administração para o hospital de Ponta Delgada.
“O presidente do Governo Regional está a tratar do assunto. O Conselho de Governo é que nomeará e a seu tempo serão dadas notícias […]. Durante este mês haverá notícia sobre essa matéria”, disse.

Pagamento das progressões no Hospital da Horta

O Sintap/Açores registou “com agrado” o início do pagamento das progressões dos trabalhadores com contrato individual de trabalho (CIT) no Hospital da Horta, no Faial, à semelhança do que já ocorreu na Terceira e em São Miguel.
“Registamos e relevamos, assim, com agrado o início do pagamento das progressões por parte do Hospital da Horta à semelhança do que já ocorreu com os hospitais de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada”, revela o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Sintap) nos Açores.
Num comunicado enviado às redações, aquele sindicato adianta ter obtido informação junto do Hospital da Horta de que “o Conselho de Administração avançou, finalmente”, durante o mês de Dezembro de 2022 com “o pagamento dos retroactivos respeitantes à remuneração base, referentes ao reposicionamento remuneratório dos seus trabalhadores com CIT referentes a 2019”.
No entanto, está ainda por “pagar o diferencial referente a horas e suplementos”, diz o Sintap/Açores.
“Consta da mesma informação que o pagamento referente ao reposicionamento remuneratório de 2021 aguarda a aprovação dos mapas dos trabalhadores vinculados em contrato de trabalho em funções públicas, ainda pendente na Direção Regional de Saúde, para que o pagamento dos retroactivos decorra em simultâneo”, lê-se no comunicado sindical.
Em Outubro de 2022, o Secretário Regional da Saúde dos Açores reconheceu que o pagamento das progressões na carreira dos funcionários dos hospitais com contrato individual de trabalho estava a demorar mais do que o esperado, explicando que estavam em causa “milhares de trabalhadores” e “milhares de processos” em cada hospital.
“Há hospitais que conseguiram mais facilmente, outros, por processos de reclamação, demoram mais tempo, mas o que é certo é que todos vão receber”, sublinhou, na altura, Clélio Meneses, à margem de uma visita ao Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
“É um processo que envolve vários departamentos do Governo e, infelizmente, não tem havido a rapidez e a celeridade que entendíamos necessária. O que é certo é que estamos a desenvolver todos os processos e as pessoas vão receber os valores que lhes são devidos”, acrescentou.
O Sintap tinha apelado à intervenção do Secretário Regional na regularização dos pagamentos das progressões dos trabalhadores com contrato individual de trabalho dos hospitais de Ponta Delgada e Horta.
Em Abril de 2022, o Secretário da Saúde referiu que os trabalhadores das carreiras de regime geral com contrato individual de trabalho nos hospitais dos Açores começariam a receber actualizações salariais, com retroactivos a 2019, até junho.
“São perto de 190 trabalhadores, cerca de 217 mil euros. Os primeiros 25%, conforme estava acordado com os sindicatos, começarão a ser pagos até ao final do primeiro semestre de 2022”, adiantou, na altura.

Share

Print

Theme picker