Diário dos Açores

Benefícios das terapias de grupo

Previous Article Os 70 anos da décima Ilha
Next Article Cinema ao Domingo de manhã

Deparo-me, por vezes, com algum receio ou ignorância relativamente às psicoterapias de grupo. Portanto, deixo-lhe estas linhas sobre os benefícios deste tipo de intervenção, que funciona muito bem na prática e sobre a qual a investigação revela apresentar características importantes que não estão acessíveis numa terapia individual.
Numa terapia de grupo, a intervenção do psicólogo é importante, mas o feedback por parte do grupo é igualmente pertinente, uma vez que ouvir e falar de problemas semelhantes ajuda a que cada um compreenda e relativize os seus próprios problemas, podendo ainda gerar alívio no facto de não se sentirem sozinho(as), e de não ser o(a) único(a) naquela situação. Numa terapia de grupo, todos têm lugar e oportunidade de expor o que pensam e o que sentem, ou de não o fazer se assim preferirem, cientes de que estão num lugar de segurança, respeito e empatia. Gera-se uma rede de suporte, onde cada um pode dar e receber apoio, numa perspetiva de interajuda. Um grupo proporciona o sentimento de que estão “todos no mesmo barco”, diminuindo a sensação de isolamento e alienação. O sentimento de ser “diferente” provoca, por vezes, sofrimento e um grupo permite gerar preciosos sentimentos de pertença, compaixão e partilha. Ainda, observar os membros do grupo, ouvir as suas experiências, permite-nos modelar novos comportamentos e reforçar habilidades recentemente adquiridas. E porque a questão financeira também é relevante, em geral, as terapias de grupo são menos dispendiosas do que uma terapia individual.
Se nunca considerou esta possibilidade, fica a reflexão, e para mais questões sobre saúde mental, pergunte à ANA do portal www.eusinto.me, um programa online de informação, na área da Saúde Psicológica e do Bem-Estar.

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Joana Amen*
* Psicóloga e Vogal da Direção da Delegação Regional dos Açores

Share

Print

Theme picker