Câmara de Ponta Delgada dá 1 milhão de euros à Universidade dos Açores para construir nova residência com 120 camas
Diário dos Açores

Câmara de Ponta Delgada dá 1 milhão de euros à Universidade dos Açores para construir nova residência com 120 camas

Previous Article Previous Article ATA custa quase 1 milhão de euros em salários por ano
Next Article Associação de Protecção Ambiental está contra impedimento de circular na Lagoa do Fogo Associação de Protecção Ambiental está contra impedimento de circular na Lagoa do Fogo

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai atribuir um apoio de um milhão de euros à Universidade dos Açores para a construção de uma nova residência universitária na cidade de Ponta Delgada, com capacidade para 120 camas.
Pedro Nascimento Cabral, Presidente do Município de Ponta Delgada, realça a importância e urgência de avançar com este projecto que vai contribuir para o desenvolvimento de uma verdadeira cidade universitária que tem a obrigação de acolher os seus estudantes com todo o apoio que necessitam.
Para o efeito, o Executivo camarário tomará a iniciativa de propor a concessão deste apoio financeiro em reunião ordinária da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e espera ver a proposta debatida e aprovada o quanto antes na Assembleia Municipal.
“Este apoio de um milhão de euros à Universidade dos Açores é bem demonstrativo da importância que a Câmara Municipal confere a esta Instituição no desenvolvimento social, económico e cultural de Ponta Delgada, projetando a nossa cidade e concelho para ambientes de excelência onde impera a análise objetiva das teses apresentadas, a matriz do rigor científico e o avanço seguro em direcção ao conhecimento”, referiu Pedro Nascimento Cabral.  
Enaltecendo o imprescindível papel da Universidade na consolidação e desenvolvimento da Autonomia dos Açores, Pedro Nascimento Cabral defende igualmente o envolvimento do Governo Regional neste projecto, que tem a obrigação de promover todo o apoio para assegurar a prossecução dos objectivos da Universidade, que recebe todos os anos muitos alunos das diversas ilhas dos Açores.
A disponibilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada para entregar um milhão de euros à Universidade dos Açores apenas é possível devido à correcta gestão das contas públicas do município, norteada pelo rigor e eficiência, que permite efectuar uma aposta no investimento público sustentável em todas as 24 freguesias e diminuir a carga fiscal para as famílias e empresas do concelho.
“Assumimos o dever de promover o desenvolvimento de um concelho com melhor qualidade de vida, maior justiça social e preparado para responder a todos os desafios que os novos tempos impõem”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Pedro Nascimento Cabral salientou que a Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu às famílias e às empresas um novo fôlego financeiro que se traduziu na redução da participação variável no IRS de 4% para 3,5% e na baixa da Derrama de 1,5 % para 1% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento de pessoas colectivas, mantendo a isenção para os sujeitos passivos com um volume de negócio até 150 mil euros. A autarquia também manteve o IMI nos mínimos legalmente admissíveis (0,3%) para assegurar o compromisso de desonerar as famílias de mais encargos, sendo que esta medida representa uma diminuição da receita municipal de cinco milhões de euros.

Share

Print
Ordem da notícia1820

Theme picker