Mediação de leitura “Criadores  de sonhos”, em Angra do Heroísmo
Diário dos Açores

Mediação de leitura “Criadores de sonhos”, em Angra do Heroísmo

Previous Article Previous Article “Infrasound Technology Workshop” em Ponta Delgada de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro
Next Article Matinée Mágica na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no dia 29 de Janeiro Matinée Mágica na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no dia 29 de Janeiro

No âmbito da promoção da cultura e das artes performativas, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Criadores de Sonhos”, no dia 28 de Janeiro, às 16h. A performance resulta da interacção de um músico, João da Ilha, com um contador de histórias, Ricardo Ávila, explorando uma leitura em voz alta e narração oral de contos, pautadas por instrumentos musicais e objectos sonoros, a fim de potenciar a construção do sentido pela audiência.
O reportório que trabalham destina-se a crianças com idade igual ou superior a 6 anos, acompanhadas por adulto, devendo os interessados inscrever-se através do telefone 295 401 000, ou email sij.bparlsr@azores.gov.pt.
 João da Ilha, nasceu na ilha Terceira, onde absorveu muitas das influências para o seu trabalho de cantautor. Desenvolveu o seu percurso em Portugal continental, em Setúbal, onde se estabeleceu durante quase 20 anos.
Desde a primeira edição discográfica, em 2009, lançou três álbuns e, em 2020, já restabelecido de novo na sua ilha-natal, apresenta novas canções com o álbum “Quatro Estações Num Dia”, inspirado na peculiar dimensão climática característica do arquipélago açoriano.
Além do percurso como músico profissional, autor e compositor, exerce actividades no âmbito da intervenção musical e social, tendo concluído em 2017 em Lisboa o curso especializado de Músico Profissional Interveniente em Unidades Hospitalares e Instituições de Solidariedade Social, pela Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS), fazendo parte da equipa de músicos de Setembro de 2017 a Fevereiro de 2019, em várias Instituições tais como o IPO de Lisboa, e Hospital de Santa Maria em Lisboa, entre outros.
Durante o ano de 2022 desenvolveu e integrou um projecto de intervenção musical junto das populações idosas do concelho de Angra do Heroísmo.
 Ricardo Ávila, é mediador de leitura, marionetista e actor. Licenciou-se em Educação de Infância pela Universidade dos Açores, em 2006, e concluiu mestrado em teatro pela Universidade de Évora em 2012.
É sócio-fundador da companhia de teatro Cães do Mar (2017), sedeada na Terceira, que se dedica a recontar temas revelantes da cultura açoriana mediante uma estética de teatro físico, cruzando narração, mímica, canto e marionetas.
Em 2019 estreou-se como roberteiro (Teatro Dom Roberto – património imaterial nacional), fundando a companhia VUMTEATRO, interpretando os textos do reportório popular “O Barbeiro Diabólico” e “Tourada à portuguesa”.
Desde 2018 que desenvolve projectos de promoção da leitura na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

Share

Print

Theme picker