Diário dos Açores

Helena Machado: Uma Jóia do Desporto Micaelense

Previous Article Previous Article Pedro Nascimento Cabral recebe em audiência novo Bispo de Angra
Next Article Ribeira Grande adquire videoprojectores para Escola D. Paulo José Tavares Ribeira Grande adquire videoprojectores para Escola D. Paulo José Tavares

Desportistas do meu tempo

Quando se nasce e educado numa família de desportistas o mais provável é que o nosso primeiro brinquedo seja uma bola. Mas quando a bola começa a ser um brinquedo incómodo dentro de casa, a alternativa é levar a bola para o recreio da escola ou para a praia para divertimento com brincadeiras desportivas. A Helena Margarida, não escapou à regra, pois cresceu num ambiente desportivo (filha do conceituado desportista Tony Aguiar) e começou, desde muito cedo, a sua iniciação desportiva. No ensino primário, enquanto aluna do Externato “A Colmeia”, andou no Ballet, mas quando entrou para o ensino preparatório optou pelas corridas, saltos e lançamentos (atletismo) e pelos desportos com bola (basquetebol e voleibol). No seu percurso académico passou pela Escola Roberto Ivens e pela Secundária Antero de Quental, onde fez parte das seleções de basquetebol e voleibol. Também integrou um grupo de expressão corporal dirigido pelo Professor Bertinho.
Entretanto, a sua ligação ao desporto foi aumentando. Aos 15 anos de idade já era cronometrista de rallyes no Grupo Desportivo Comercial, função que continua a desempenhar em todos os rallyes em S.Miguel. Quando deixou de jogar passou a dirigente da secção de basquetebol no Clube União Micaelense (20 anos) e, em simultâneo do voleibol (5 anos). No atletismo foi juiz nacional desde 1986 até 2008 passando, de imediato, para juíz árbitro da FPA após ter efectuado o respectivo curso em Torres Vedras. Com esta categoria só existem 3 pessoas nos Açores (1 no Faial e 2 em S.Miguel) sendo a Helena a única mulher. Actualmente, continua a desempenhar essas funções tanto em provas de pista, como nas provas de estrada e em alguns campeonatos nacionais. Na Associação de Atletismo de S.Miguel é Presidente do Conselho de Arbitragem.
No âmbito da sua formação académica, concluíu a Licenciatura em Ciências do Ambiente na área de Gestão e Sustentabilidade (2013) - Universidade Aberta, aguardando a sua requalificação na carreira. No âmbito profissional é Assistente Técnica do Serviço de Desporto de S. Miguel desde 1980, sendo uma peça fundamental, ao longo de todos estes anos, no desenvolvimento desportivo da juventude desta maravilhosa ilha verde onde nasceu a minha avó materna.
Entretanto, a Helena Margarida no seu papel de mãe incentivou desde sempre os seus dois filhos (uma menina e um rapaz) para a prática desportiva. Também o facto do pai (Carlos Medeiros) ter sido atleta internacional e recordista nacional do salto em comprimento foi mais um contributo importante. As duas crianças viviam, o seu dia a dia, nos locais onde havia desporto. Desde muito cedo, foram habituados a acompanhar a mãe para os pavilhões desportivos onde treinavam as equipas de que era dirigente ou para as pistas de atletismo onde era atleta ou actuava como juíz. A sua preocupação era que os filhos tivessem uma educação desportiva eclética através da experimentação de diversas modalidades desportivas.
O André passou pelo karaté, futebol, atletismo e aos sábados acompanhava o avô aos torneios de golfe. Quando chegou à idade apropriada optou pelo aperfeiçoamento no atletismo e especialização no lançamento do dardo. Ingressou no programa de alta competição, tendo sido campeão regional e nacional em vários escalões, recordista nacional de juvenis, recordista nacional e ibérico de juniores e participou no respectivo campeonato europeu de juniores. Posteriormente, foi campeão nacional de seniores e representou Portugal nas Taças da Europa efectuadas em Israel e Sevilha (Espanha). Devido a uma lesão no ombro direito que implicava uma cirurgia (sem garantia de sucesso para regresso à alta competição) optou pelo abandono precoce do atletismo. A partir daí, dedicou-se totalmente ao Golfe, tirou o Curso de Profissional de Golfe no Algarve e enveredou por esta profissão. Dá aulas de golfe e participa em torneios como profissional.
A filha Helena seguiu as pisadas dos pais e do irmão. Com oito anos de idade, participou num campo de ténis, onde o irmão também estava, e nunca mais parou. Entretanto, ainda teve a oportunidade de jogar basquetebol como actividade complementar no Clube União Micaelense, tendo sido campeã regional de juniores (3 vezes) e participado igualmente nos respectivos nacionais. A pedido do pai e do irmão experimentou o lançamento do dardo e, após um mês de treino, obteve os mínimos para participação no nacional de juniores onde conquistou a medalha de bronze. Contudo, foi no ténis que teve mais sucesso. Foi campeã regional em todos os escalões e única tenista açoriana que conquistou os títulos nacionais individual e de pares em cadetes (Espinho). Foi mais duas vezes campeã nacional em pares e representou, em diversas ocasiões, a seleção nacional.

Eduardo Monteiro *

Share

Print

Theme picker