Escolas profissionais começam a receber esta semana apoios extraordinários
Diário dos Açores

Escolas profissionais começam a receber esta semana apoios extraordinários

Previous Article Previous Article Encontro sobre Infrassons em S. Miguel
Next Article Preço dos combustíveis desce amanhã Preço dos combustíveis desce amanhã

As escolas profissionais deverão começar a receber, a partir desta semana, os apoios ao abrigo do mecanismo de financiamento extraordinário articulado pelo Governo dos Açores com a banca, suportando o executivo os encargos decorrentes, foi anunciado.
Os apoios deverão começar a chegar “a partir da próxima semana”, afirmou a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, citada numa nota publicada no “site” oficial do Governo dos Açores, na sequência de uma reunião, na sexta-feira, com as escolas profissionais dos Açores, na ilha Terceira,
Esse mecanismo extraordinário de financiamento das escolas profissionais foi aprovado em Conselho do Governo de 5 de janeiro.
O apoio para financiamento das escolas profissionais vai vigorar até à entrada em vigor do programa Açores 2030, isto é, durante o período de transição entre quadros comunitários, “um processo que coloca as escolas profissionais numa situação de dificuldade acrescida em termos de acesso à sua principal fonte de financiamento das suas atividades”, segundo referiu a secretária regional, citada numa nota publicada no ‘site’ oficial do Governo dos Açores.
Citada na mesma nota, a governante afirmou que o Programa Operacional (PO) Açores 2030 foi aprovado a 14 de dezembro e está neste momento a decorrer a elaboração dos regulamentos geral e específicos de âmbito nacional, “para que se possa, depois, avançar para a adaptação desses mesmos regulamentos na região e para a sua operacionalização propriamente dita”.
“Só depois de conhecidos o regulamento geral e específicos do PO Açores 2030 é que se podem desenvolver esforços no sentido de procurar obter condições mais favoráveis para o financiamento do ensino profissional na região”, acrescentou Maria João Carreiro.
Ainda de acordo com a mesma nota, a governante garantiu, na reunião, um modelo de financiamento do ensino profissional “mais adequado” à realidade da região.
“Nenhuma decisão sobre o futuro modelo de financiamento do ensino profissional será tomada sem a prévia auscultação das escolas profissionais”, assegurou ainda Maria João Carreiro.
A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego realçou o “diálogo aberto, construtivo e permanente” entre o executivo açoriano e as escolas profissionais, que “tem permitido encontrar soluções conjuntas no quadro das competências do Governo dos Açores e até ao limite dos recursos da região”.
Maria João Carreiro recordou que o executivo açoriano, face à diminuição do número de alunos no sistema de ensino, revisitou o Regulamento de Gestão Administrativa e Pedagógica de Alunos, para que as penalizações por desistência de formandos passem a acontecer apenas quando a turma fica reduzida a menos de 16 formandos ou a menos de 14 formandos, no caso de a turma incluir formandos com Necessidades Educativas Especiais.
Em 9 de janeiro a Associação de Escolas Profissionais dos Açores (AEPA) exigiu ao Governo Regional uma “clarificação” sobre a estratégia para esta modalidade de ensino na região, pedindo uma “comunicação transparente e eficaz” e alertando para a necessidade de “medidas urgentes”.
Na ocasião, a associação criticou a autoridade gestora do Fundo Social Europeu nos Açores (sob alçada da Secretaria da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego), que “determinou a aplicação de regras penalizadoras”, o que “acarretou avultados prejuízos financeiros para as escolas profissionais”. Em janeiro a escola profissional Aprodaz, com cerca de 90 alunos, decidiu encerrar devido a dificuldades financeiras, tendo um passivo de cerca de 500 mil euros, segundo avançou na altura o jornal Açoriano Oriental.

Share

Print
Ordem da notícia1836

Theme picker