Diário dos Açores

Controvérsia fora de propósito

Previous Article Previous Article Cristina Calisto considera importante nova estratégia da Cartilha da Sustentabilidade dos Açores
Next Article BE critica novo atraso do barco para as Flores BE critica novo atraso do barco para as Flores

O burburinho que por aí vai acerca dos custos da organização em Lisboa da Jornada Mundial da Juventude soa aos meus ouvidos algum tanto exagerado e até despropositado.
Todos temos presente o modo, por dizer pouco, eufórico, como o Presidente da República anunciou a vitória da candidatura portuguesa a tal encargo. Tendo-se deslocado propositadamente ao Panamá, onde esteve presente na anterior edição do grande evento, realizado com regularidade desde a iniciativa pioneira do Papa João Paulo II, Marcelo apareceu ofegante a anunciar, antes de mais ninguém, que o Papa Francisco viria a Portugal para presidir à JMJ em 2022. Estava-se então em 2019 e ninguém seria capaz de prever a pandemia, que forçou ao adiamento da dita JMJ para o ano em curso.
Ora , sendo o Presidente da República o representante máximo do Estado Português logo se deduziu que a candidatura apresentada pelo Episcopado luso tinha sido objecto de conversações e acertos prévios com o Governo e as Autarquias Locais directamente envolvidas em tal organização. E assim tinha de facto acontecido! Acresce que os Municípios de Lisboa e de Loures se puseram de acordo para que o lugar de realização da JMJ fosse aproveitado para recuperar para uso e fruição pública uma grande extensão de terreno, na margem do rio Tejo, em pleno Mar da Palha, durante anos usado como lixeira e ainda agora preenchido por um grande parque de contentores e outras actividades de deslocalização possível.
Pretendia-se fazer novamente algo que sucedeu a seu tempo com a Expo 98, que proporcionou a ocasião para resgatar terrenos mal aproveitados e expandir a cidade para uma zona nova e de alta qualidade, mais tarde designada Parque das Nações. E é isso que torna todo o empreendimento caríssimo, exigindo quantiosas verbas aos orçamentos do Estado, das Autarquias envolvidas e até de alguma empresa pública. Se fosse para realizar todo o conjunto de eventos previstos no programa da JMJ em lugares já existentes, o custo seria obviamente muito mais baixo!
Agora que a data da JMJ se aproxima vertiginosamente, apesar do ano de atraso que sofreu, e a pretexto dos custos anunciados da estrutura a montar para o altar papal no encerramento da grande festa, tem sido um tal protestar contra os custos do dito e de outros previstos para diferentes ocasiões, como se não soubesse que tais encargos eram já previstos, ou pelo menos previsíveis, quando foram tomadas anteriormente as já referidas decisões. Mas isto é uma atitude muito portuguesa, que consiste em deixar tudo para o fim, fazendo as coisas tarde e a más horas, no meio de muita confusão e aliás também com grande capacidade de improviso...
É evidente que as pessoas estão muito sensíveis ao desperdício de recursos públicos, que se mostram tão escassos para o desempenho de funções tão essenciais para o bom funcionamento de um Estado moderno de tipo europeu, como é o nosso, nomeadamente a saúde e a educação, cujos profissionais estão até em luta por melhores salários e condições de trabalho, aliás com sobradas razões. E não falemos da pobreza, que vem alastrando com a chocante subida do custo de vida e ameaça já fortemente a própria anteriormente chamada classe média, enquanto os desequilíbrios sociais se agravam e o fosso entre ricos e pobres se vai alargando, com perigosas consequências facilmente previsíveis.
Mas ver responsáveis públicos a desdizerem-se, de um dia para o outro, reagindo à pressão dos órgãos de comunicação e das redes sociais, fugindo a assumir as responsabilidades que inegavelmente lhe cabem em todo este assunto, também não é bonito, nem contribui para o prestígio necessário das nossas instituições democráticas.
Agora que Portugal se meteu nisso, de alma e coração, a JMJ 2023 tem de ir para a frente e até ao fim! Podem ser revistos alguns projectos e reduzidos custos, talvez. Mas convém muito estar atento às movimentações de pessoas e entidades que, representando o sentir de uma parte minoritária do Povo Português, que ainda no último Censo se declarava católico em 80%, tudo aproveitam para atacar a Igreja e enxovalhar os seus dirigentes e os simples fiéis.
É certo que o Estado Português é laico e ainda bem! Mas nem vale a pena insistir nas peculiares relações desde sempre mantidas entre Portugal a Igreja Católica, para o bem e para o mal de ambas tais entidades.
Também quando da Visita Papal aos Açores, em 1991, houve vozes contra as despesas inerentes à organização dela, incluindo dos habituais defensores dos pobres, pelos vistos sempre chamados a capítulo nessas ocasiões. Mas que sentido faria andar a contar tostões - agora são já mesmo milhões... - quando se tratava de um acontecimento deveras marcante na nossa História de mais de meio milénio, nunca antes verificado e até agora não repetido, apesar das insistências feitas por quem de direito? Gastou-se o que era preciso e com todo o rigor! E todos o Povo Açoriano viveu momentos únicos, gravados nas nossas memórias e na pedra dos monumentos que ficaram a assinalar a passagem do Santo Padre João Paulo II pelas nossas belas Ilhas dos Açores.

João Bosco Mota Amaral*

* (Por convicção pessoal, o Autor não respeita o assim chamado
Acordo Ortográfico)    

Share

Print

Theme picker