Diário dos Açores

O caminho das trevas

Previous Article Previous Article 50 quartos e 40 vilas arrancam em 2024 na encosta da Lagoa do Fogo
Next Article Cristina Calisto considera importante nova estratégia da Cartilha da Sustentabilidade dos Açores Cristina Calisto considera importante nova estratégia da Cartilha da Sustentabilidade dos Açores

Teocracias

    Teocracia é um governo de inspiração divina ou conduzido por líderes que se consideram guiados pelo divino. Os membros desses governos são, habitualmente, líderes religiosos e o sistema legal desses estados é baseado na lei religiosa.
    São disso, exemplos clássicos, estados islâmicos como o Irão e o Afeganistão e o Vaticano, na religião católica. Teocracias que têm, entre si, grandes diferenças. Sendo estas, abissais, quando falamos do Irão e do Vaticano.
    Irão que representa um fanatismo pornográfico e um totalitarismo sem limites que, em nome de “Deus”, assassinou, desde setembro passado, cerca de 500 cidadãos, por delitos de opinião, e prendeu 20 mil com uma lista 109 condenações à morte. Os mesmos “ungidos” mulás que vendem drones à Rússia, para que esta prossiga a invasão a um país soberano.
    Estado do Vaticano, por outro lado, que, embora mantendo ainda uma estrutura de poder teocrática, tem vindo a procurar a sua democratização, aproximando-se dos padrões de liberdade e aceitando a separação entre religião e estado, decretada pela maioria dos países europeus. Com um líder que procura a fraternidade e a paz e que veio trazer uma lufada de ar fresco.
A modernização das sociedades ocidentais tem conduzido, e bem, a uma progressiva separação entre religião e estado, instalando democracias laicas, mas permitindo, contudo, partidos de inspiração religiosa. Assim tem sido o caminho da Europa e do nosso próprio país.
    Mas, quando seria de esperar o declínio do domínio teocrático, surge, em contra ciclo, Israel. Uma democracia liberal desde a sua fundação e que, agora, parece querer renunciar a esse estatuto e acabar com o Estado de direito que lhe granjeou a posição de única democracia do Médio Oriente.
A recente chegada ao poder, em Israel, dos partidos ultra-ortodoxos e de extrema-direita nacionalista, sob o cobertor do Likud liderado por um corrupto, tornará possível o bloqueio do sistema judicial que não poderá legislar contra iniciativas discriminatórias e antidemocráticas e permitirá a legalização presente e futura dos colonatos em terras palestinianas.
Situação que motivou uma carta de 1197 ex-oficiais superiores da Força Aérea israelita, alertando para a possibilidade de alteração das leis fundamentais que poderão fazer de Israel uma democracia de nome, mas sem essência. Carta dirigida ao Supremo Tribunal e à Procuradora-Geral do país.
Carta secundada por uma manifestação popular de cerca de 10.000 pessoas, em Telavive. Que protestou contra o novo governo e, sobretudo, contra a anunciada reforma do sistema jurídico que visa, essencialmente, retira-lhe autonomia e perseguir fins de limitação dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.
Não esquecendo que a principal das base de apoio do bolsonarismo, golpista e antidemocrático, foram e são, as igrejas evangélicas. Numa mistura de fanatismo religioso e exaltação dos valores da direita, caceteira e revanchista. Um caldo, explosivo, de intransigência e negação. E não ignorando, também, o apoio radical da Igreja Ortodoxa Russa a Putin.
Salvo honrosas excepções, as teocracias são, ironicamente, o caminho das trevas.

António Simas Santos *

Share

Print

Theme picker