José Andrade lança livro “Transatlântico - As migrações nos Açores”
Diário dos Açores

José Andrade lança livro “Transatlântico - As migrações nos Açores”

Previous Article Previous Article PSP promove operação “Viajar Sem Pressa” de 31 de Janeiro a 6 de Fevereiro
Next Article Faz Hoje 442 Anos

O livro “Transatlântico - As migrações nos Açores”, da autoria de José Andrade, é lançado durante a próxima semana, nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira.
Esta obra da editora açoriana Letras Lavadas tem prefácio do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e será apresentada nos dias 7, 9 e 10 de fevereiro.
O livro reúne 50 textos produzidos pelo atual Diretor Regional das Comunidades, nos últimos dois anos, com informações e reflexões sobre os açorianos residentes no exterior da Região e os estrangeiros radicados nos Açores.
A primeira sessão de lançamento tem lugar na terça-feira, 7 de fevereiro, às 18 horas, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Nesta primeira sessão, presidida pelo presidente do governo, a obra será apresentada pelo presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Rui Faria, e pela presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores, Cristina Borges.
O segundo lançamento ocorrerá na quinta-feira, 9 de fevereiro, às 21 horas, no ambiente cosmopolita do Peter Café Sport, na cidade da Horta, com apresentação a cargo da primeira Diretora Regional das Comunidades, Alzira Silva.
A última sessão desta primeira fase de lançamentos tem lugar na sexta-feira, 10 de fevereiro, às 21 horas, no ambiente histórico do Verdemaçã Café, em Angra do Heroísmo, com apresentação do diretor do antigo Gabinete de Emigração e Apoio às Comunidades Açorianas, Duarte Mendes.
Todas as sessões são abertas à livre participação do público em geral.
Este livro, com mais de 200 páginas, encontra-se dividido em duas partes dedicadas à emigração de açorianos para o mundo e à imigração de estrangeiros para os Açores.
Na primeira parte, recorda que os Açores sempre foram um “cais de partida”: “Estamos nestas ilhas há quase seis séculos e há mais de 400 anos que delas saímos, sem nunca as deixarmos, levando-as connosco para o Brasil, o Uruguai e o Havai, os Estados Unidos, a Bermuda e o Canadá. Somos menos de 250.000 insulares, mas bem mais de um milhão de naturais e descendentes numa décima ilha de múltiplas geografias.”
Na segunda parte, acrescenta que, agora, os Açores também são um “porto de abrigo”: “Mais de 4.000 cidadãos estrangeiros de mais de 90 nacionalidades diferentes – de brasileiros, alemães e chineses a russos e ucranianos – escolhem fazer das nove ilhas dos Açores uma sociedade cosmopolita e fraterna.”
Nas palavras do seu autor, o propósito deste livro, que “rima Açorianidade com Interculturalidade”, é “a consciência e o orgulho de sermos um arquipélago transatlântico que projeta identidade no mundo e que abraça continentes nas ilhas.”
“Transatlântico – As migrações nos Açores” é o 27º livro da bibliografia de José Andrade, que exerce as funções de Diretor Regional das Comunidades desde dezembro de 2020.

Share

Print

Theme picker