Associação ambientalista está contra a batalha de limas em Ponta Delgada
Diário dos Açores

Associação ambientalista está contra a batalha de limas em Ponta Delgada

Next Article Tarifas da SATA para o Verão causam  revolta na comunidade açoriana Tarifas da SATA para o Verão causam revolta na comunidade açoriana

A Associação para a Proteção e Promoção Ambiental dos Açores, APPAA, considera “necessário quebrar o silêncio e transigência em relação à realização da “batalha de água”, num troço da avenida Infante D. Henrique, em Ponta Delgada, e que se repercute para as periferias”.
Num comunicado assinado pela Presidente da APPAA, Marta Couto, lê-se que “é inaceitável que se mantenha o apoio público, incluindo a cedência de uma via pública, para um evento que tem impacto negativo no ambiente. À utilização, dispensável, de camiões poluentes, acresce o uso de uma grande quantidade de sacos de plástico, cheios de água, usados como arma de arremesso. É uma afronta a todas as medidas que preconizam a redução do uso de plásticos, entre elas a da educação ambiental e o pagamento de taxas pela sua aquisição. É um desperdício inadmissível e nem é verdade que no fim desta situação se recolham todos os resíduos e despojos, porque uma grande parte permanece no local, nas periferias, inclusive na orla costeira”.
Segundo esta Associação, “retirando o apoio e a permissão de uso do espaço público e também a divulgação lisonjeira através dos órgãos de comunicação social, deixaria de haver incentivo para participar numa manifestação de exibicionismo tardo-juvenil”.
A APPAA, considerando “útil que se manifestem outras vozes sobre este assunto, apela às entidades públicas e aos órgãos de comunicação social para que assumam as suas responsabilidades, deixando de dar apoios e protecção a uma manifestação tão degradante como desprestigiante para os nossos costumes”.
Esta associação começa por reconhecer que os festejos de carnaval na Região assumem diferentes aspectos tradicionais, que ilustram a própria diversidade cultural de cada ilha, acrescentando que a tradição é a transmissão de costumes que pertencem à cultura popular.
“No entanto, há costumes, ou hábitos que foram sendo introduzidos, que alteraram, ou abastardaram, tradições antigas e que assumem aspectos intoleráveis numa sociedade pacífica, tolerante, civilizada”, conclui.

Share

Print
Ordem da notícia1850

Theme picker