Porto de Abrigo protesta por não inclusão de apoios à pesca no PRR
Diário dos Açores

Porto de Abrigo protesta por não inclusão de apoios à pesca no PRR

Previous Article Previous Article Trabalhadores da NAV dizem que segurança nunca esteve em causa no aeroporto de Ponta Delgada
Next Article Unidade de Saúde S. Miguel vai dispor de serviço de atendimento urgente Unidade de Saúde S. Miguel vai dispor de serviço de atendimento urgente

A Cooperativa Porto de Abrigo manifestou-se ontem contra a não inclusão dos apoios previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao sector da pesca.
Em nota enviada ao nosso jornal, aquela cooperativa de pescadores sublinha  que a Secretaria Regional  do Mar e das Pescas “apenas tem destinadas verbas para investigação (o que não se contesta…) quando, a nível nacional se encontram alocadas verbas (com investimentos já em execução), para investimentos na modernização da frota   contemplando apoios destinados à diminuição do consumo de combustíveis que se traduzem em benefícios ambientais (reforço da economia azul) e, económicos, através da significativa diminuição dos custos de exploração com reflexos imediatos no aumento dos  rendimento dos pescadores e das empresas”.
  Para esta organização de produtores,  “os Açores não podem desperdiçar esta oportunidade única resultante da coincidência dos apoios ao investimento possíveis no âmbito do PRR com os apoios previstos no âmbito do Quadro Comunitário 2021/2027. Sublinhamos que a nível nacional já se encontram em execução projetos destinados a financiar a redução dos consumos de combustíveis fósseis e ao aumentar a eficácia energética”.     E acrescenta: “Acompanhamos a justa reivindicação formulada pelo Presidente do Governo Regional dos Açores de que qualquer eventual reforço do PRR com verbas da União Europeia deve contemplar a Região”.
A Porto de Abrigo subscreve “a justa reclamação formulada pela Federação das Pescas dos Açores contra o atraso do apoio extraordinário para o sector da pesca aprovado por unanimidade pela Assembleia Regional dos Açores e recorda que ainda se encontram em atraso o pagamento de parte das verbas de apoio aos combustíveis”.

Share

Print
Ordem da notícia1853

Theme picker