“Duas Violas, Uma Tradição” um álbum inédito que apela à união
Diário dos Açores

“Duas Violas, Uma Tradição” um álbum inédito que apela à união

Previous Article Hoje é dia da Internet Segura
Next Article “Música e Multimédia – Da Acústica à Eletroacústica” a 12 de Fevereiro no Teatro Micaelense “Música e Multimédia – Da Acústica à Eletroacústica” a 12 de Fevereiro no Teatro Micaelense

Os músicos açorianos Bruno Bettencourt e Rafael Carvalho preparam-se para lançar o álbum “Duas Violas, Uma Tradição”, um trabalho dedicado às sonoridades das violas tradicionais dos Açores de 15 e de 12 cordas, que estarão assim juntas, pela primeira vez, num registo discográfico.
No ano de 2020, a assinalar a 10.ª Edição do Festival Violas do Atlântico, a Associação de Juventude Viola da Terra promoveu um evento online onde os dois músicos juntaram estas violas, executando vários duetos, tendo havido igualmente momentos a solo onde cada músico exemplificou as técnicas de execução associadas à sua viola. Esta presença de ambas as violas em diálogo musical, resultou num evento inédito no mundo das violas dos Açores. Este encontro havia de repetir-se, de forma presencial, num concerto que ocorreu em Ponta Delgada, em Setembro de 2021. Nessa circunstância, surgiu a ideia de deixar esse momento emblemático registado em álbum. Os dois músicos foram preparando, à distância, as peças e os arranjos, tendo a gravação decorrido em Maio de 2022, numa sessão presencial, durante um dia.
“Duas Violas, Uma Tradição” conta com 10 faixas, nas quais se incluem modas tradicionais da ilha de São Miguel e da ilha Terceira, assim como 2 originais compostos para o álbum. Neste trabalho, as violas apresentam-se muitas vezes em “despique”, seja num “Pezinho” ou em “Os Bravos”, havendo outras situações em que tocando em simultâneo se vão complementando, alternando entre o solo e o acompanhamento, como na sua essência mais tradicional.
Para Bruno Bettencourt, “este álbum procura isto mesmo: músicas que nos continuam a marcar em resultado de uma caminhada a 27 cordas! São 27 grades com as quais, cada um de nós, “os das violas”, nos devemos abrir procurando união, complementaridade e partilha: a viola é isto e precisa disto!”
Já para Rafael Carvalho ““Duas Violas, Uma Tradição” não é o fechar de um ciclo, nem o culminar de uma colaboração musical do Festival Violas do Atlântico, é, acima de tudo, o início e o lançamento de mais uma ponte entre dois mundos da Viola que precisam caminhar cada vez mais lado a lado”.
A edição deste trabalho discográfico é uma co-produção entre a Associação de Juventude Viola da Terra e a Sons do Terreiro – Associação Cultural, tendo como principal objectivo a sua distribuição junto de escolas nas sessões de sensibilização que as duas entidades realizam, bem como a oferta a outros músicos que participam nas iniciativas de ambas as associações.
A gravação das violas, mistura e masterização esteve a cargo de Luís Xavier (CuboX), a gravação da voz a cargo de Pedro Machado, e o design é da autoria de Paulo Bettencourt. Esta edição teve o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
O álbum já está disponível para encomendas, junto das referidas entidades através dos e-mails ajvioladaterra@gmail.com e sonsdoterreiro@gmail.com, estando a apresentação do mesmo a ser pensada para o Verão deste ano.

Share

Print

Theme picker