Exposição “Whether There Be Shine or Gloom” no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
Diário dos Açores

Exposição “Whether There Be Shine or Gloom” no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

Previous Article Previous Article São Miguel assinala o Mês da Ciência com exposição fotográfica
Next Article Segurança doméstica: casa de banho (3)

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura a 12 de Fevereiro, às 16h, a exposição individual de Susana Aleixo Lopes, “Whether There Be Shine or Gloom”. O título foi inspirado num poema de Jonh Keats, reflecte sobre a possibilidade de uma analogia entre o estado de tempo e o estado emocional e mental, sendo que estes culminam para dias e realidades que se agitam.
Susana Aleixo Lopes escreve: “Estamos então a cair no epicentro da tempestade, onde habita uma pressão intensa, a precipitação que não se deixa reprimir, uma imprevisível falta de controlo e fôlego. O horizonte perde-se de vista, isolamo-nos ainda mais a convite dessa condição. É aqui que a incerteza, a ânsia e a melancolia absorvem-nos e só persiste a bruma. Encontramo-nos, de repente, num profundo desamparo e tornamo-nos os passageiros que almejam dias melhores, presos na pressa de chegar à bonança. Contudo, abraçar a tormenta é entender que afinal a natureza mostra a sua força também para nos ensinar a tê-la, sob a sua influência, em sincronismo com ela, ou não.
A escuridão tem de estar clara. Devemos estar sempre alerta da sua durabilidade e intensidade, para que possamos perceber que há amparo e existe forma de nos erguermos quando se ama a beleza do abismo.
Resta-nos ser os meteorólogos do nosso estado de tempo, dele ter percepção, quer haja brilho ou escuridão.”
A exposição está patente até ao dia 16 de Abril.

Share

Print

Theme picker