Diário dos Açores

Coração, Razão e Perdão: É Tempo de Ser e Amar nesta época sem espírito: Onde estão os Cristãos?

Previous Article Previous Article Presidente indigitada para o hospital de Ponta Delgada será ouvida no Parlamento a 22 de Fevereiro

HINO AO AMOR.
Na minha vida há mulheres especiais: a minha Mãe, a minha Esposa, a minha Irmã e todas as mulheres que se identificam com Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.
O Abraço à humanidade. É tempo de perdoar e amar, sempre.
Sejamos Família. Façamos a Família Humana. O Amor é Vida.
Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros,
Publicado, originalmente, na “minha” página do Facebook, no dia 14 de fevereiro de 2023.

GENTES DE VILA FRANCA DO CAMPO
Gentes de Vila Franca. Força. Vila Franca do Campo, uma Terra que me está no Coração, a minha Terra Matrimonial, onde casámos na Ermida/Santuário da Senhora da Paz, pelo Padre Prior António Jacinto de Medeiros.
Da Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros
Publicado na Página de “Nuno Ventura”, Gentes de Vila Franca do Campo, publicado no dia 14 de fevereiro de 2023.


MÚSICA

Música I

Música.
Agora escolhi Hauser.
E Há Paz. Da vida desprendem-se os sons que entram nas cordas e nos instrumentos. Mas a música codificada não pode congelar a vida que lhe deu sentido e razão.
Somos música, somos poema, somos únicos para dizer a nossa verdade, a palavra que nos habita e é nossa e de mais ninguém. Quanta dor e sentir e aprendizagem não há numa topada que se dá, só porque vivemos a vida como um descuido como se não houvesse obstáculos. Mas hoje o pior é que os obstáculos se transferiram das coisas para as pessoas. Mas ninguém peça licença a ninguém para viver nem respirar. Ninguém respira por nós. Respirar é um verbo intransitivo. E só sentimos o seu VALOR quando nos falta o Oxigénio. O Espírito vive também da química da sua alma. Espírito e Alma são forças unas e diversas, na Unidade do Ser.
Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros,
Ponta Delgada, S. Miguel/Açores, 11.37, Horas dos Açores.
(Publicado originalmente na “minha” Página do Facebook, no dia 13 de fevereiro de 2023)


Música II

MÚSICA.
AGORA ESCOLHI HAUSER.
Entre outras canções: “Song from a Secret Garden”. A Música, a água, as tochas. Precisamos de voltar ao Coração e Razão de nós e de outro Mundo a “Haver”, como defendia o Grande Filósofo Agostinho da Silva.
Olhemos à nossa volta, e tudo fala ao nosso Coração e à nossa Razão. Se o nosso Coração está triste, deixai que a tristeza encontre, por si mesma, a porta de saída e o Coração ficará mais puro, purificado, em purificação, permanente, mas saberá que “não há coroa sem espinhos nem vida cruz”, sem Sacrifício. Bem Sei que vem aí o dia do Amor e depois o Carnaval. Mas depois vêm as cinzas. Procuro sentir a minha vida com a Medida Alta do Sofrimento e da Paixão de Cristo na Santa Cruz. Depois só ficou a Luz da Ressurreição. Mas uma Luz forte de Cristo que superou, e esmagou, os umbrais da morte. Digamos com Vergílio Ferreira: “A Vida é que é”. A Vida é comédia e tragédia. Aceitar o nosso Destino é também integrá-lo na condição da nossa Liberdade, de fazermos escolhas, sentidas e pensadas, apesar de tudo na sua essência e contingência, na sua vulnerabilidade. Mudanças, Permanências, Incertezas. É a vida, na lei da sua (In)certeza.
Hoje sonhei o Sonho de uma vida. E esse sonho continuou depois de acordado, eu e o sonho, trazê-lo à consciência de nós. Nunca fui freudiano, mas os sonhos têm um sentido, uma matéria viva, principalmente se acordados, mergulham nas raízes do nosso ser e na Busca de sentido.
Autoria de Emanuel Oliveira Medeiros
13 de fevereiro de 2023, 11:17, Hora dos Açores.
(Publicado originalmente na “minha” página do Facebook)

Educação e Ambiente

Educação e Ambiente. Partilhamos uma publicação que resultou da apresentação do livro “Pensar como uma Montanha”, de Aldo Leopoldo, que teve lugar na Escola Secundária das Laranjeiras, no dia 4 de junho de 2008, (em Ponta Delgada, S. Miguel/Açores), uma publicação da Associação Ecológica “Amigos dos Açores”, a convite, na altura, do Dr. Teófilo Braga, que tem sido, sempre, um Defensor Genuíno do Ambiente dos e nos Açores, e em geral. Aldo Leopoldo foi Pioneiro, a nível mundial, sobre as questões ambientais e falou, já na sua época, na “dor biótica” da Terra, a Terra Mãe, que o Homem não tem respeitado. As alterações climáticas são uma preocupante situação Global. O Papa Francisco tem uma Encíclica dedicada às questões ambientais, intitulada “Louvado Sejas”. “Carta Encíclica Laudato si’. “Sobre o Cuidado da Casa Comum”.(2015). Edição Paulinas. (Emanuel Oliveira Medeiros,
Professor Universitário
Detentor da 4ª Classe, (e demais percurso escolar), Licenciado em História e Filosofia (via ensino), [Licenciatura de 5 anos, Pré-Bolonha] Detentor de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Provas de APCC), Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação.
Já realizou todas as Provas Académicas, Públicas, previstas na Lei, e foi sempre Aprovado, com a Classificação Máxima, por unanimidade dos respetivos Júris).
É - e sempre foi - Professor por Vocação. Tem um vasto campo de interesse de estudos. Para além do domínio da Língua Portuguesa ssente que vive na Língua Portuguesa, uma língua de comunicação e de trabalho científico a nível internacional, como já é reconhecido pela própria UNESCO.

(Originalmente publicado na “minha” Página do Facebook, no dia 10 de fevereiro de 2022, rememorado um ano depois pelo próprio Facebook).  

Emanuel Oliveira Medeiros
Professor Universitário*

*Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia  da Educação

Share

Print

Theme picker