Associação ambientalista está contra a Batalha de Limas
Diário dos Açores

Associação ambientalista está contra a Batalha de Limas

Previous Article João Salgueiro
Next Article Sete equipas disputam hoje a Batalha de Limas em Ponta Delgada Sete equipas disputam hoje a Batalha de Limas em Ponta Delgada

Nem todos estão de acordo com esta tradição da Batalha de Limas em Ponta Delgada.
A Associação para a Protecção e Promoção Ambiental dos Açores, (APPAA), ainda há poucos dias, alertou que é “necessário quebrar o silêncio e transigência em relação à realização da “batalha de água”, num troço da avenida Infante D. Henrique, em Ponta Delgada, e que se repercute para as periferias”.

Plásticos: uma afronta

Num comunicado assinado pela Presidente da Associação, Marta Couto, lê-se que “é inaceitável que se mantenha o apoio público, incluindo a cedência de uma via pública, para um evento que tem impacto negativo no ambiente. À utilização, dispensável, de camiões poluentes, acresce o uso de uma grande quantidade de sacos de plástico, cheios de água, usados como arma de arremesso. É uma afronta a todas as medidas que preconizam a redução do uso de plásticos, entre elas a da educação ambiental e o pagamento de taxas pela sua aquisição. É um desperdício inadmissível e nem é verdade que no fim desta situação se recolham todos os resíduos e despojos, porque uma grande parte permanece no local, nas periferias, inclusive na orla costeira”.

“Exibicionismo tardo-juvenil”

Segundo esta Associação, “retirando o apoio e a permissão de uso do espaço público e também a divulgação lisonjeira através dos órgãos de comunicação social, deixaria de haver incentivo para participar numa manifestação de exibicionismo tardo-juvenil”.
A APPAA, considerando “útil que se manifestem outras vozes sobre este assunto, apela às entidades públicas e aos órgãos de comunicação social para que assumam as suas responsabilidades, deixando de dar apoios e protecção a uma manifestação tão degradante como desprestigiante para os nossos costumes”.
Esta Associação começa por reconhecer que os festejos de Carnaval na Região assumem diferentes aspectos tradicionais, que ilustram a própria diversidade cultural de cada ilha, acrescentando que a tradição é a transmissão de costumes que pertencem à cultura popular, mas não concorda com a batalha.

Share

Print

Theme picker