Lançamento do livro “Contos da Professora Ângela” na Biblioteca Pública de Ponta Delgada
Diário dos Açores

Lançamento do livro “Contos da Professora Ângela” na Biblioteca Pública de Ponta Delgada

Previous Article Batalha Naval ou das Limas encerra o Carnaval
Next Article Concurso literário em Língua Materna para imigrantes nos Açores

Já está marcado para 28 de Fevereiro, pelas 19 horas, o lançamento do livro da professora Ângela do Espírito Santo Isidro Alonso que tem o nome de “Contos da Professora Ângela”.
A professora Ângela Alonso nasceu em 1913 e faleceu em 1997 na freguesia de S. José, em Ponta Delgada. Teve uma vida inteiramente dedicada ao ensino e à caridade. Foi professora em Santa Maria e em S. Miguel. Ainda antes de ser nomeada professora oficial já dava aulas particulares na sua própria casa. Foi muito estimada por todos os seus alunos, tendo contribuído para a habilitação de muitos professores do Ensino Primário.
Em 1971 foi condecorada pelo Presidente da República com o Grau de Cavaleiro da Instrução Pública. Em 1978, além de outras distinções, também recebeu um louvor “pelo extraordinário trabalho que desenvolveu nas diversas áreas de ensino, ao longo dos seus 40 anos de actividade”.
Depois da reforma ainda continuou a dar aulas de uma forma graciosa, animando as tardes de convívio no Lar Luis Soares de Sousa. Pertenceu a vários grupos de idosos e, ao som da sua guitarra, tornou-se conhecida por toda a ilha, que a recorda com muita saudade.
Escreveu vários contos e muita poesia de sabor regional, que foram dispersos pela imprensa local. Alguns deles estão reunidos neste livro. Recorreu-se, para isso, à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada onde se consultaram jornais publicados há meio século para conseguir descobrir alguns dos contos que a professora Ângela publicou. Muitos ainda haverá, assim como outras publicações de interesse. Assim houvesse mais tempo para consultar mais periódicos, porque todos os rascunhos desses contos, publicados e não publicados, pura e simplesmente desapareceram quando a escritora abandonou a casa onde morou.
A cerimónia do lançamento do livro na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada será presidida pelo professor Rubens de Almeida Pavão, Director Escolar entre 1977 e 1996, primo e amigo da professora Ângela.
O livro será posteriormente lançado em Santa Maria na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, em data ainda a combinar. A professora Ângela foi também nesta ilha uma professora muito estimada pelos seus alunos, já na casa dos oitentas, alguns dos quais ainda a recordam com muita saudade. Foi professora em Vila do Porto e na Calheta, Santo Espírito.

Share

Print

Theme picker