Diário dos Açores

Do Verso do Bailinho ao Ensaio de Porrada

Previous Article Previous Article “Guerreiros” contribuíram para limpeza da Avenida Infante Dom Henrique
Next Article Eurodeputada defende majoração do Erasmus para Regiões Ultraperiféricas Eurodeputada defende majoração do Erasmus para Regiões Ultraperiféricas

Em dias de Carnaval terceirense – assisti a bailinhos na Agualva, no Raminho, em Santa Bárbara e em São Carlos – ouvem-se muitas expressões da Terceira e algumas delas, digamos, de alcance regional. Uma das que me ficaram foi a deliciosa “não tem tafulho”. Que existe também em São Miguel, sim. E noutras ilhas açorianas. “Não tem tafulho” é um modo de dizer “não tem solução” ou “não tem conserto”. O uso desta expressão – e já se percebeu que escrevo estas prosas para evocar termos e expressões, de cá ou por cá conservadas, que indiquem maneiras de ser – remete para uma certa sapiência insular. Há coisas que não têm tafulho. A ventania, a humidade e o bairrismo. A inflação? Esperemos que sim. Se não isto, até ao fim do ano, vai ser uma grande espoleta. Modo de designar a melancólica falência das carteiras. Ou uma grande espiga. Uma tormenta. Um engulho maior.
O pragmatismo insular, no caso micaelense, revela-se também no uso da sempre fascinante expressão “vou fazer versos”, da qual me lembrei na temporada dos bailinhos. “Vou fazer versos!”, em São Miguel, quer dizer “vou andar aqui a perder o meu tempo!”  Se um empreiteiro, no início de uma obra, dispuser de uma série de desculpas para os atrasos, é apropriado afirmar-se “vou fazer versos!” segundos antes de o despedir. Em terra de poetas, desdenha-se, na hora do aperto e da urgência, da arte de fazer versos. Remete esse dado para uma diferença entre São Miguel e a Terceira. A seriedade micaelense versus o lirismo folgazão terceirense. Nos bailinhos, com texto assente no verso com rima, está sempre subjacente a expressão “vou fazer versos”. No Carnaval quem não fizer versos deve ficar em casa a ler Kant.
Com facilidade, um poeta, em São Miguel, é chamado de “varela da cabeça” (aéreo das ideias) ou “destarelado”, sem juízo. Um bardo promotor do bocejo e do enfado, espécie não assim tão rara na paisagem das ilhas, é uma chaga, chato como a potassa ou mesmo uma “gand’ impôla”. É socialmente aceite que um versejador aborrecido leve a que uma pessoa pegue no sono – adormeça sem querer e sem esforço. Até pode ser um bom substituto para um indutor da sonolência.
O “vou fazer versos” pode vir antes da expressão “vou terminar a minha vida”. Podia pensar-se que significa que se considera que é melhor acabar com a vida do que aturar um mau poeta. Que é melhor morrer do que levar com uma metáfora escusada.  Há razões para o anseio, sim. Mas não é o caso. Terminar a vida é, nos Açores, despachar-se com os assuntos entre mãos. É arregaçar a manga. É não adiar os afazeres. É botar sentido, expressão que figurava no título de um dos bailinhos a que assisti. “Botar sentido”, ou seja, tomar atenção. O mesmo que, para usar o cada vez mais frequente jargão da auto-ajuda, “ganhar foco”.
Diga-se que a aversão ocasional à poesia tem um contraponto no gosto pelo género ensaístico. O gesto da pancadaria “mesmo deveras”, aquela pancadaria que deixa o adversário sem hipóteses de citar Antero, é conhecido como “dar um ensaio”. Um ensaio de porrada, sim, com reconhecido espaço nas estantes do dia-a-dia.

Nuno Costa Santos *

Share

Print

Theme picker