Diário dos Açores

À margem…

Previous Article Nem… Nem…
Next Article Prisão preventiva para suspeito de evasão em Água de Pau Prisão preventiva para suspeito de evasão em Água de Pau

Em prol de um mundo não exclusivamente a preto e branco, existem outros pontos de vista ou acontecimentos, que, em minha opinião, não devem passar despercebidos, à margem dos assuntos mais relevados dos últimos dias. Damos o exemplo em três casos: a luta dos trabalhadores do comércio em Angra do Heroísmo, o pacote de medidas do governo PS para enfrentar os problemas da habitação, ou a passagem do aniversário do início da ofensiva militar russa em território da Ucrânia.
Enquanto os trabalhadores do comércio de Angra desenvolviam uma luta contra o acordo coletivo que a respetiva Câmara de Comércio lhes pretendia impor, esta última à margem do diálogo com eles e com o seu sindicato representativo (mais de 200 filiados), optou por assinar nas suas costas, com um outro sindicato não representativo, um acordo coletivo potencialmente ilegal e que lhes é prejudicial. Que a Câmara de Comércio tente fugir aos compromissos de uma negociação séria e atenta aos interesses e direitos dos trabalhadores, não é de admirar, e só a luta unida destes últimos a poderá obrigar a mudar de posição. Lamentável, é o arrastamento de um outro sindicato para esta manobra, visando enganar e enfraquecer a posição dos trabalhadores e a sua unidade. Dividir para reinar, por qualquer meio, é um já velho expediente a que recorrem alguns patrões para impor a sua vontade. Os trabalhadores esses, no seu próprio interesse, terão certamente de superar tal dificuldade e repor as negociações no seu rumo certo.
As medidas anunciadas por António Costa para enfrentar os atuais e especulativos altos custos da habitação, serão seguramente muito pouco eficazes, já que se propõem apenas transferir para o Estado, ou seja para os bolsos de todos nós, o financiamento do seu sobre valor e controlar um pouco a contínua expansão do alojamento local. Mas nem por isso, em especial quanto ao arrendamento compulsivo das casas devolutas, deixou de se levantar por parte de proprietários e partidos de direita, uma amplificada onda de contestação, ancorada na absolutização do direito a dispor da respetiva propriedade e justificando a necessidade dos preços elevados com a falta de oferta e a crise na construção. À margem, duas perguntas se impõem: então as 730 000 casas vazias que há em Portugal são intocáveis e nada têm a ver com a oferta? Então, os problemas de quem deixou de conseguir pagar a sua habitação, de quem é obrigado a sobrelotar quartos exíguos em busca de um teto acessível, da falta de habitação para os jovens, perderam repentinamente toda a importância social e política que ainda há poucos dias atrás obrigava a que não ficasse tudo na mesma em matéria de habitação em Portugal?
Passou um ano sobre a invasão militar da Rússia em território ucraniano. Já muito foi dito a propósito desta data e da guerra que prossegue, desastrosa para o povo ucraniano e cada vez mais ameaçadora para a humanidade. À margem, congratulo-me, entretanto, com a rádio pública portuguesa por abrir uma exceção à cortina de ferro erguida pelo ocidente para ocultar o que se passa do outro lado. Ficámos assim a saber que sobre a região do Donbass há bombardeamentos ucranianos desde 2014, com muita destruição tanto de vidas humanas como do edificado e que as pessoas que ali vivem se sentem discriminadas no seu país, desejando ser russas. À margem, lamentável o facto de que Israel, violando abertamente a carta da ONU e o direito internacional, continue impunemente a matar palestinianos, mais de 20 já este ano, e a bombardear civis na capital Síria (15 mortos num prédio residencial), como aconteceu sábado passado, mesmo em cima do sofrimento com o sismo. Nem da União Europeia, da NATO ou dos EUA há notícia da condenação do estado de Israel pela flagrante violação continuada do direito internacional, porquê?


Mário Abrantes *

Share

Print

Theme picker