O Governo Regional apoiou 21 estudantes com bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de docentes.
Para a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, as bolsas concedidas “vêm ajudar a suprir a carência de pessoal docente nas escolas dos Açores”.
Recorde-se que a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais e a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego definiram em Setembro passado o número máximo de bolsas a atribuir no ano lectivo de 2022/2023, definindo os grupos de recrutamento docente considerados prioritários na atribuição das bolsas.
Na altura, foram definidos como prioritários os grupos de Português/Inglês e Educação Visual e Tecnológica, do 2.º ciclo do ensino básico, e também de Português, Inglês, Língua Gestual Portuguesa, História, Física e Química, Biologia e Geologia, Informática e o ensino de Piano no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário.
“Este Governo, durante os dois anos do seu mandato, já colocou 429 docentes nos quadros da Região, que deixaram de estar contratados em situações precárias”, salientou.
No entanto, a governante frisou que, apesar desta colocação, “o desinvestimento verificado ao longo dos vários anos na Educação pelos governos anteriores” fez com que este Governo tivesse que “intervir de forma rápida” para que pudessem cativar “novos profissionais” para a docência.
Por seu turno, a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, enquadra este apoio nas medidas que visam promover o “reforço da qualificação da população activa” para “sectores de actividade estratégicos para a região, como é o caso da Educação”, sublinhando a “boa articulação” do Executivo para a concretização deste propósito.