Conferência “Atmosferas planetárias do Sistema Solar aos exoplanetas”,  pelo Astrofísico Pedro Machado na UAc
Diário dos Açores

Conferência “Atmosferas planetárias do Sistema Solar aos exoplanetas”, pelo Astrofísico Pedro Machado na UAc

Previous Article Previous Article Celebração do Senhor Santo Cristo dos Terceiros
Next Article Sabia que...

Terá lugar no próximo dia 1 de Março, pelas 14h30, no Auditório Sul do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores (UAc), a conferência “Atmosferas planetárias do Sistema Solar aos exoplanetas”, proferida pelo Doutor Pedro Mota Machado.
Esta conferência está integrada na iniciativa “Cientista Regressa à Escola”, um programa educativo da Native Scientist, que pretende contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal.
Existe actualmente um esforço considerável da comunidade científica para estudar as atmosferas planetárias, dentro e fora do nosso Sistema Solar. No entanto, o conhecimento de todos os mecanismos em funcionamento nas atmosferas dos planetas do Sistema Solar ainda é limitado. Uma compreensão mais profunda dos factores dominantes e mecanismos que controlam a circulação geral atmosférica e da sua composição química é um pré-requisito para a nossa compreensão da variabilidade e evolução dos climas planetários. Nesta conferência, o orador abordará os diferentes caminhos de evolução temporal das atmosferas dos planetas rochosos no Sistema Solar. Também apresentará a sua investigação relacionada com este tema e com a busca por vida nos planetas do Sistema Solar e mais além. O cientista partilhará, igualmente, como estão a ser preparadas missões espaciais que nos podem ajudar a estudar a possibilidade de haver vida nos exoplanetas.
Pedro Mota Machado é doutorado em Astrofísica pelo Observatório de Paris (Universidade de Sorbonne) e pela Universidade de Lisboa (UL), sendo actualmente investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) da Faculdade de Ciências da UL. É, ainda, cientista convidado da missão espacial japonesa Akatsuki, fez parte da missão espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia (ESA), está na direcção (Co-PI) da missão espacial Ariel (ESA) e é o actual representante em Portugal do consórcio europeu relativo a essa missão espacial que tem como principal objectivo a caracterização das atmosferas de exoplanetas. É também Co-PI na missão EnVision (ESA) e faz parte da equipa científica (Co-I) da missão Mars Express (ESA). Em Portugal é o coordenador dos consórcios de suporte às missões espaciais Ariel e EnVision.

Share

Print

Theme picker