Novos equipamentos no Hospital de Angra contribuem para redução da lista de espera
Diário dos Açores

Novos equipamentos no Hospital de Angra contribuem para redução da lista de espera

Previous Article Previous Article Plano Estratégico de Turismo em discussão pública a partir de hoje
Next Article Mensagem para a Quaresma de 2023

O Secretário Regional da Saúde e Desporto assinalou ontem, em Angra do Heroísmo, a entrada em funcionamento dos novos equipamentos do Serviço de Imagiologia, do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.
O investimento atingiu um milhão de euros e permite, segundo Clélio Meneses, “enormes ganhos para os utentes, para os profissionais de saúde e para o sistema de saúde em geral”.
O governante revelou que os equipamentos agora instalados são “um novo aparelho de Raio-X, atualizado e de ponta, um novo aparelho de ecografia, que permite um conjunto de outras valências, nomeadamente na patologia mamária e, também, equipamento de ponta, bem como um novo aparelho de TAC que permite realização de mais exames, sobretudo na área da cardiologia e que também permite que haja menos radiação e maior rapidez”.
O Secretário Regional realçou ainda o facto de “poder haver uma redução de listas de espera e uma prestação de cuidados de saúde conforme ao nosso propósito, de uma forma mais rápida, eficaz e próxima da população”.
“Nas quatro semanas de funcionamento destes novos equipamentos, já se recuperou de uma forma muito significativa as listas de espera e, com este ritmo, contamos de facto que as listas de espera tenham cada vez menos impacto na saúde das pessoas”, frisou.
Com a aquisição dos três novos equipamentos, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), fica concluída “uma parte deste investimento”, esclareceu Clélio Meneses, adiantando que será feito, ainda, um ‘upgrade’ na ressonância magnética, que custará cerca de um milhão de euros.
O governante referiu igualmente que o investimento total no Hospital da Terceira, no âmbito da digitalização da Saúde atingiu dois milhões e meio de euros “ainda antes do investimento no upgrade da ressonância magnética”.
“Para além disso, e também no âmbito da digitalização, gostaria de assinalar que a desmaterialização de exames é também um passo para estes propósitos de maior rapidez, proximidade e eficácia. Ao nível da cardiologia e da pneumologia, no ano passado já foram concluídos os processos de desmaterialização, mas vão continuar a existir noutras áreas, o que significa que todo este investimento, permite melhores condições para o serviço de saúde”, frisou.
O governante referiu ainda que alguns dos equipamentos do Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira foram transferidos do velho para o novo hospital “estando alguns descontinuados” sem peças para os corrigir. “Isto para dizer que estamos aqui, de facto, a modernizar os cuidados de saúde”.
“Com o investimento que se espera ser concretizado no na ressonância magnética, ficamos com condições, para que este hospital seja autónomo, e com capacidade de prestar serviço de qualidade, como qualquer sítio do mundo, onde se prestem bons cuidados de saúde”, referiu.
Para o titular da pasta da Saúde, “é importante os açorianos perceberem que estamos a trabalhar para que nos Açores os cuidados sejam prestados de forma que os utentes confiem no sistema. É um dos grandes desafios deste tempo, a confiança no sistema. E, com equipamentos destes, com profissionais destes, há todas as razões para confiar no sistema”.
Clélio Meneses relevou, por outro lado, o bom desempenho do Serviço Regional de Saúde em 2022, “que bateu todos os recordes, ao nível de cirurgias, consultas e exames”. E apontou “mais de sete milhões de exames, a quebra do recorde de cirurgias pela primeira vez, com a realização de mais de 10 mil e também mais de um milhão de consultas. Isso significa que se está produzindo mais e com estes equipamentos ainda se irá produzir mais”.
“Por isso, dizer-se que os problemas são uma fatalidade, uma dificuldade para a qual não há solução, não é verdade, a solução existe e estamos a demonstrar isso”, disse.

Share

Print
Ordem da notícia1934

Theme picker