Berta Cabral defende que os Açores são um caso internacional de sucesso do turismo sustentável
Diário dos Açores

Berta Cabral defende que os Açores são um caso internacional de sucesso do turismo sustentável

Next Article Parque Atlântico recebe nova exposição de Andreia de Sousa Parque Atlântico recebe nova exposição de Andreia de Sousa

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas defendeu, em Vila Nova de Gaia, no decorrer da 17.ª Conferência de Turismo do IPDT (Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo), que “os Açores são um caso internacional de sucesso na área do turismo sustentável”.
“Vamos continuar a trabalhar nessa estratégia de sucesso, porque é um dos nossos princípios fundamentais e nos dá um enorme reconhecimento e notoriedade a nível internacional”, disse.
Berta Cabral, que falava no âmbito do painel “Destinos Turísticos: Novas métricas de avaliação”, naquele que é considerado como o ponto de encontro de profissionais e empresários da indústria turística nacional e internacional, recordou que os Açores foram o primeiro arquipélago do mundo classificado como destino sustentável, recebendo em 2022 mais de uma dezena de distinções.
Não obstante o facto de este ser um motivo de orgulho para o Governo dos Açores, Berta Cabral defendeu a necessidade de se proceder permanentemente à monitorização da sustentabilidade económica, ambiental e social, tendo sempre em linha de conta a realidade de cada uma das nove ilhas.
“O turismo tem de criar valor para a economia; tem de criar valor para as populações. O turismo só é bom se for bom para os visitantes e para os residentes. Não nos podemos esquecer que os Açores são um destino jovem. Temos o antes e o após 2015, data da liberalização do espaço aéreo regional. Estes factores não podem, de forma alguma, ser descurados ao prosseguirmos com a nossa estratégia; estes factores são cruciais”, sustentou.
Berta Cabral sublinhou que o Governo Regional, ao proceder à revisão o PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores), acredita no enorme potencial da sustentabilidade num sector que é transversal a toda a economia e assume um importante compromisso com todas as entidades e associações ligadas ao sector, mas também com a população em geral.
Para a governante, o turismo, pela sua transversalidade, apresenta-se, cada vez mais, como a alavanca da economia regional”, sendo “muito importante haver uma conjugação de esforços para manter a sustentabilidade do destino e criar novas propostas de valor para a sua diferenciação”.

Share

Print

Theme picker