Protesto por falta de policiamento em P. Delgada
Diário dos Açores

Protesto por falta de policiamento em P. Delgada

Next Article Berta Cabral assinala importância da estabilização da falésia da freguesia das Calhetas Berta Cabral assinala importância da estabilização da falésia da freguesia das Calhetas

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprovou ontem um voto de protesto, apresentado pelo PSD, contra a falta de meios de segurança e policiamento, e não poupou críticas ao Governo da República.
O voto de protesto do grupo municipal social-democrata dirigido “contra o Ministério da Administração Interna pela degradação dos serviços de segurança pública no concelho de Ponta Delgada”, foi aprovado por maioria, com abstenção do Partido Socialista e do Bloco Esquerda.
O deputado municipal social-democrata Joaquim Machado exigiu assim “o reforço imediato de agentes e oficiais da PSP- Polícia de Segurança Pública -, sem os quais não é possível devolver aos cidadãos o sentimento de segurança, garantir a proteção de pessoas e bens e prevenir a criminalidade”.
Para o deputado municipal social-democrata, “depois da saúde, a segurança será, certamente, o bem mais valorizado pelos cidadãos, sendo que a Constituição da República Portuguesa incumbe às forças policiais a segurança interna e a defesa dos direitos dos cidadãos”, destacou.
Como tal, esclareceu Joaquim Machado, “é atribuída ao Ministério da Administração Interna a missão de formular, conduzir, executar e avaliar as políticas de segurança interna, do controlo de fronteiras, de proteção e socorro, de planeamento civil de emergência, de segurança rodoviária e de administração eleitoral”.
No entanto, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna de 2021, verifica-se “o aumento de 12,5% da criminalidade geral registada no concelho de Ponta Delgada em 2021”, salientou.

Share

Print
Ordem da notícia1956

Theme picker