Marinha alerta para “agravamento considerável” da agitação marítima
Diário dos Açores

Marinha alerta para “agravamento considerável” da agitação marítima

Previous Article Sabia que...
Next Article Carta aberta ao Sr. Presidente da SATA

Os Açores vão ter um “agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima, entre as 18h de ontem e as 18h de quarta-feira, avisou a Marinha.
Em comunicado conjunto, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional adiantam que a ondulação terá “uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 13 segundos”.
“São esperados ventos provenientes do quadrante Sudoeste, com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora e rajadas até 120 quilómetros por hora”, indicam.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam a comunidade marítima e a população em geral “para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”, aconselhando ao reforço da amarração e a “uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”.
“Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda”, é outra das precauções a ter.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional pedem ainda que não se pratiquem atividades de pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo Ocidental sob aviso amarelo a partir do final do dia de ontem devido à previsão de agitação marítima.
Segundo o IPMA, o aviso amarelo para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) vai estar ativo no período entre as 18:00 de ontem e as 12:00 de hoje.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Share

Print
Ordem da notícia1976

Theme picker