Governo Regional dos Açores avança com a 1.ª fase de requalificação do pólo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial
Diário dos Açores

Governo Regional dos Açores avança com a 1.ª fase de requalificação do pólo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial

Previous Article Previous Article Relançado concurso para criação de Centro de Alojamento Temporário na Horta
Next Article Exposição “A Doação” patente até 29 de Maio no Museu da Horta

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas avança com a 1.ª fase de requalificação do pólo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial.
Na cerimónia de assinatura do auto de consignação, o Secretário Regional da tutela, Alonso Miguel destacou a importância deste local.
“O pólo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial tem grande relevância do ponto de vista turístico, atendendo aos valores naturais aí presentes, e é, sobretudo, uma referência ao nível da preservação da biodiversidade e da conservação do nosso património natural, representando um importante viveiro natural de plantas e sementes endémicas e nativas”, vincou.
De acordo com Alonso Miguel, “com este projecto, pretende-se requalificar e valorizar este espaço único, com uma intervenção minimalista, disponibilizando melhores condições de usufruto, através da criação de uma zona de apoio à visitação, que inclui a reabilitação da área de entrada e da vedação limitante adjacente ao Caminho da Rocha Alta, bem como a reabilitação da torre de observação existente naquele local”.
No projecto estão previstas diversas intervenções que visam melhorar as condições de estacionamento e de visitação do espaço, condicionar e ordenar o acesso de pessoas, impedir a entrada de gado, no sentido de proteger a vegetação, e melhorar as condições de drenagem das águas pluviais.
Nesse sentido, “os trabalhos a executar incluem a colocação de grelhas de pavimento natural, de valetas de drenagem e de uma caixa de retenção e infiltração de águas pluviais, bem como a instalação de vedações e de uma baía, com abertura para o exterior, permitindo o acesso apenas a peões e, sempre que necessário, a veículos de manutenção deste espaço, prevendo-se ainda a instalação de uma passagem canadiana”, acrescentou o governante.
O Secretário Regional aproveitou ainda a ocasião para anunciar que “está já em preparação uma 2.ª fase de intervenção neste local, que compreenderá uma área com cerca de seis hectares, e que visa criar novos circuitos pedonais interpretativos e requalificar os já existentes, para além de criar condições para potenciar o estabelecimento e desenvolvimento de um maior número de espécies”.
“Esta é uma iniciativa de compromisso com a preservação da biodiversidade e com a promoção do turismo sustentável no nosso arquipélago, para além de um importante passo na recuperação e valorização do nosso património natural”, prosseguiu.
A empreitada foi adjudicada à empresa Monte Carneiro Construções, Lda., tendo um prazo de execução de 90 dias e representando um investimento de cerca de 73 mil euros.
O Auto de Consignação foi assinado em conjunto com a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, tendo contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira.

Share

Print

Theme picker