5 detidos por tráfico de droga na Ribeira Grande e em Ponta Delgada
Diário dos Açores

5 detidos por tráfico de droga na Ribeira Grande e em Ponta Delgada

Previous Article Previous Article Rosa Costa eleita Presidente da Visit Azores
Next Article Presidente da EDA alerta que liberalização poderá provocar preços diferentes por ilha Presidente da EDA alerta que liberalização poderá provocar preços diferentes por ilha

Em investigações diferentes, PJ e PSP detiveram nos últimos dias 5 pessoas por suspeita de tráfico de droga.
Começando pelo Comando Regional da PSP dos Açores, a sua Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Ponta Delgada deteve dois homens e uma mulher, na Ribeira Grande, fortemente indiciados da prática dos crimes de tráfico de droga e roubo.
Na sequência de várias diligências de investigação realizadas ao longo de vários meses pela Brigada Anti-crime da PSP, foram recolhidos diversos indícios de que o principal arguido se dedicava à venda de estupefaciente e substâncias psicotrópicas, particularmente heroína e drogas sintéticas, tendo, sido possível detectar inúmeras deslocações suspeitas por parte de cidadãos toxicodependentes ao interior da residência do suspeito localizada na freguesia da Matriz, concretamente ao Bairro do Palheiro.
No decurso da investigação dirigida por uma magistrada do Ministério Público da Ribeira Grande foram, gradualmente, recolhidos diversos elementos de prova que vieram a consolidar mais um típico quadro de tráfico de droga, no qual o arguido recorria, pontualmente, à colaboração da própria companheira para a venda das substâncias proibidas junto de inúmeros consumidores que deslocavam à residência suspeita.
Tendo por base a recolha de prova efectuada durante a investigação, foi montada uma operação policial no local visando o cumprimento de uma busca domiciliária à residência do suspeito, tendo sido localizadas e apreendidas cerca de 70 doses individuais de heroína, haxixe e droga sintética, bem como outros objectos relacionados com o crime sob investigação.
No decurso da operação policial, precisamente quando os investigadores da PSP efectuavam a busca à residência do suspeito, vieram a detectar a presença e, consequentemente, a deter um indivíduo procurado pelas autoridades, em virtude de ter pendente um mandado de detenção por suspeitas da prática de vários ilícitos graves, particularmente crime de roubo.  
Os detidos, após terem sido presentes a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, vieram a ser sujeitos a diferentes medidas de coação, ficando a arguida sujeita a apresentações periódicas perante as autoridades, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva para o principal mentor da célula de tráfico de droga e, também, para o arguido indiciado da prática de vários crimes graves, particularmente de roubo, conclui uma nota da PSP enviada ao nosso jornal.
Por sua vez, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, identificou e deteve, em flagrante delito, dois homens, com 55 e 34 anos de idade, fortemente indiciados da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção do indivíduo mais velho ocorreu no âmbito de uma operação policial desenvolvida no concelho de Ponta Delgada, que permitiu a apreensão de 56 quilos de haxixe, que se encontravam dissimulados em artigos alimentares e de construção civil.
Perante a constatação de que faltava cerca de um quilo de estupefaciente, foram realizadas diligências que permitiram apreender a quantidade subtraída e deter um trabalhador da empresa que procedeu ao transporte da mercadoria, por se ter apropriado da referida substância.
A operação contou com a colaboração da GNR e o total de droga apreendida seria suficiente para a preparação de 115.000 doses médias individuais diárias.
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva ao indivíduo com 55 anos e a de apresentações periódicas no órgão de policia criminal do local de residência ao de 34 anos de idade, conclui uma nota daquela polícia.

Share

Print
Ordem da notícia2010

Theme picker