Relações entre Açores e Andorra fortalecidas com o lançamento da editora Néveda Ent
Diário dos Açores

Relações entre Açores e Andorra fortalecidas com o lançamento da editora Néveda Ent

Previous Article Previous Article BPARLSR promove a 2ª edição da Livrelinha’23

O Principado de Andorra está celebrando o seu trigésimo aniversário de independência, e Terry Costa, director artístico da MiratecArts, aproveitou a Néveda Rainbow Tour pela Europa para lançar a editora açoriana neste país.
 “Estou feliz de finalmente pisar solo de Andorra, um país que acolhe muitos portugueses, incluindo açorianos,” disse Terry Costa na sua apresentação na Casa de Trás-os-Montes e Alto-Douro em Andorra la Vella, a cidade capital.
“Apresentando a editora Néveda Ent aqui, espero mostrar que estamos interessados em estreitar cada vez mais os laços entre estas duas regiões europeias, aproximando seus povos e culturas. Através de livros ilustrados conseguimos levar as nossas histórias às novas gerações e acredito que temos mesmo é que começar com os mais novos.”
 Crianças e adultos presentes no evento ficaram encantados com os livros. A professora Jennifer Aguiar, descendente da ilha de São Miguel, Açores, radicada em Andorra há dezoito anos, admitiu que a apresentação e vinda de Terry Costa a Andorra a incentivou.
“A apresentação foi inspiradora e fiquei ainda mais orgulhosa de ser açoriana. Fiquei inspirada para pesquisar como abrir uma livraria especializada em livros para a criança em todos nós.”
 O encontro com o Consul de Portugal, José Manuel da Silva, incluiu um plano para desenvolver uma Semana Cultural Portuguesa em Andorra. Cerca de nove mil residentes são de origem portuguesa.   
 O Secretário Nacional de Relações Europeias do Govern d´Andorra, Landry Riba, também se encontrou com Terry Costa, o qual abriu portas para estreitar as relações entre Açores e Andorra.
 “Através das artes, e dos nossos artistas, podemos desenvolver muito mais as nossas regiões. Investimentos de promoção turística devem ser cada vez mais canalizados para a criação e apoio ao movimento das nossas culturas. Não só sensibiliza ao conhecimento, como promove o que é nosso além fronteiras. Só há ganhos com esta receita, para qualquer interveniente.” Assim terminou Terry Costa a sua apresentação, com esperança de muitos mais laços serem criados com esta região Ibérica-Europeia.

Share

Print

Theme picker