Primeiro luso-descendente nomeado chefe de polícia no Canadá
Diário dos Açores

Primeiro luso-descendente nomeado chefe de polícia no Canadá

Next Article Série televisiva “Rabo de Peixe” da Netflix chega em Maio Série televisiva “Rabo de Peixe” da Netflix chega em Maio

Servindo a Polícia local há mais de 30 anos, luso-descendente Peter Moreira, filho de emigrantes açorianos, foi agora escolhido para liderar a Polícia da região de Durham, a este de Toronto, no sul do Ontário, sendo o primeiro de origem portuguesa a liderar uma força policial no Canadá.
De acordo com uma nota à imprensa, o ex-superintendente da Polícia de Toronto toma posse esta sexta-feira, no dia 24 de março, após o actual chefe, Todd Rollauer, entrar no período de reforma.
“Sempre residi nesta região (Durham), é um sonho realizado em ser chefe desta Polícia e partilhar a minha experiência e formação nestas funções”, declarou Peter Moreira.
É filho de emigrantes de São Miguel (Açores), mas nascido no Canadá, o luso-descendente reconheceu a “importância do cargo que vai desempenhar, esperando assumir este desafio com humildade e entusiasmo”.
Com mais de três décadas ao serviço da Polícia de Toronto, Peter Moreira começou a sua carreira em 1991 como cadete, recebendo formação no Colégio da Polícia do Ontário 1993. Na sua vasta experiência, o lusodescendente comandou várias unidades em Toronto, incluindo a de ‘homicídios’, a ‘Task Force de Gangues e Armas Integradas’ e a ‘Divisão 51’, participando também no plano de acção ‘The Way Forward’.
De acordo com uma nota enviada à comunicação social, acrescentou: “Estou especialmente empenhado em trabalhar com todos os elementos da polícia de Durham para garantir que se sintam orgulhosos deste trabalho, sabendo que estão a prestar serviços de segurança à comunidade, a melhor da província e do país”.
“A escolha de um novo chefe da polícia foi realizada através de um processo amplo de consulta à comunidade, sendo elaborado um relatório, em que foram identificadas quatros caraterísticas: liderança transformadora e corajosa, inteligência emocional, compromisso com o envolvimento positivo da comunidade e experiência policial profunda e diversa”, é referido no comunicado de imprensa.
Após o processo de consulta, uma comissão de seleção dos vários candidatos, conjuntamente com outras entidades privadas, seleccionaram Peter Moreira. Além da experiência nas forças de segurança, o lusodescendente concluiu recentemente um bacharelado em artes através do programa de honras policiais da Universidade Wilfrid Laurier, devendo receber o diploma em Junho deste ano.
Além de residir com a sua família na região de Durham, é também voluntário e treinador de futebol há cerca de 15 anos, sendo ainda um “membro ativo da comunidade portuguesa local“.
A cerimónia de mudança do comando da polícia terá lugar no dia 24 de março, às 10h30 (15h30 de Lisboa), na cidade de Ajax.
A Polícia de Durham tem mais de mil agentes e civis, servindo uma vasta região no sul do Ontário, tendo como principais cidades, Ajax, Oshawa e Whitby.
Segundo dados do recenseamento canadiano de 2021, a região de Durham tinha mais de 696 mil habitantes.

por Rómulo Ávila,
Correspondente em Toronto *

Share

Print
Ordem da notícia2037

Theme picker