BE questiona Ministra da Justiça sobre condições na cadeia de Ponta Delgada
Diário dos Açores

BE questiona Ministra da Justiça sobre condições na cadeia de Ponta Delgada

Previous Article Previous Article Câmara Municipal de Ponta Delgada investe um milhão de euros no campo de São Roque
Next Article Exposição sobre o Comandante Roberto Ivens no Parque Atlântico Exposição sobre o Comandante Roberto Ivens no Parque Atlântico

Perante o agravamento dos problemas relacionados com a sobrelotação e falta de condições para os reclusos e para quem trabalha no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República pediu explicações ao Governo através de um requerimento.
No documento enviado ao Ministério da Justiça, o Bloco recorda que o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada conta actualmente com 186 reclusos, apesar de só ter capacidade para 120, uma “sobrelotação grave, que coloca em causa a dignidade humana, constituindo uma violação de direitos fundamentais”.
Tendo sido tornado público que o Governo da República se recusa a pagar o valor de 40 mil euros à Força Aérea Portuguesa para o transporte dos reclusos para outros estabelecimentos prisionais – uma decisão incompreensível considerando a actual inexistência de soluções condignas – o Bloco quer saber quais os motivos para esta decisão do Ministério da Justiça, e que medidas serão tomadas para resolver o problema de sobrelotação crónica existente no actual estabelecimento prisional de Ponta Delgada.
O Bloco recorda também que “a actual infraestrutura só acolhe homens, o que faz com que a deslocação das mulheres prisioneiras para fora da ilha constitua uma injustiça com impacto nas vidas das reclusas e dos seus familiares, que ficam assim privados do contacto presencial, fundamental para a saúde mental” e pergunta para quando está previsto a entrada em funcionamento da ala feminina.
Numa visita ao estabelecimento prisional de Ponta Delgada, em Setembro do ano passado, a Ministra da Justiça afirmou que “a construção de uma cadeia em São Miguel é uma prioridade”, mas não se comprometeu com datas. Por isso, o Bloco quer saber quando será lançado o novo concurso para o projecto de construção do deste edifício.

Share

Print

Theme picker