Máscaras deixam de ser obrigatórias nas unidades de saúde e lares a nível nacional
Diário dos Açores

Máscaras deixam de ser obrigatórias nas unidades de saúde e lares a nível nacional

Previous Article Previous Article Abertas as inscrições para oXXXIV Além mar – Rali Ilha Azul
Next Article Biblioteca Pública de Ponta Delgada enriquece espólio de José Bruno Tavares Carreiro com doação Biblioteca Pública de Ponta Delgada enriquece espólio de José Bruno Tavares Carreiro com doação

O uso de máscaras deixou de ser obrigatório nas unidades de saúde e lares.
Foi uma das primeiras medidas preventivas a ser tomada pelo Governo quando a pandemia da covid-19 chegou a Portugal e foi também aquela que se manteve durante mais tempo, com a obrigatoriedade que se mantinha em hospitais, centros de saúde, residenciais para idosos.
O anúncio foi feito pela ministra Mariana Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros.
O Governo aprovou “o decreto-lei que determina o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras nos estabelecimentos e serviços de saúde, bem como nas estruturas residenciais de acolhimento ou serviço de apoio domiciliário a populações vulneráveis, idosos ou pessoas com deficiência e nas unidades da rede nacional de cuidados continuados”.
Há muito que os relatórios da pandemia deixaram de ser diários, mas de acordo com os últimos dados, a covid-19 provocou mais de 26 mil mortes em Portugal, resultantes de mais de 5,5 milhões de casos de infecção.
A nível mundial, de acordo com o último relatório publicado pela Direcção-geral da Saúde (DGS) com base na informação disponível à data (30 de Março), “o número de novos casos e de novos óbitos diminuiu (-31% e -46%, respectivamente)”.
No que diz respeito à Europa, “registou se um aumento do número de novos casos (+9%) e uma diminuição do número de óbitos (-15%) ”.
A covid-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus detectado há cerca de três anos na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, tendo assumido várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

 

Share

Print

Theme picker