Dia dos Monumentos e Sítios assinalado com visita guiada e comentada a vila de Água de Pau
Diário dos Açores

Dia dos Monumentos e Sítios assinalado com visita guiada e comentada a vila de Água de Pau

Next Article Abril, lutas mil

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Museu de Lagoa – Açores, irá assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com uma visita guiada e comentada sobre a história e património da vila de Água de Pau, no dia 23 de Abril, com início pelas 14h00.
O ponto de encontro para a visita será no Auditório Ferreira da Silva, na Rua Professor João Ferreira da Silva, antiga Rua da Carreira, de onde os participantes partirão para um percurso pedonal pelas ruas e património da vila de Água de Pau.
A actividade será gratuita, devendo, no entanto, os interessados realizar a sua inscrição, até ao dia 20 de Abril, online ou através do email museu@lagoa-acores.pt. Para mais informações contactar através do telefone 296 912 510. A visita guiada contará com a participação dos comentadores convidados: Roberto Medeiros, ex-vereador da Câmara Municipal de Lagoa e autor de várias obras sobre a vila de Água de Pau; Francisco Queiroz e Cristina Moscatel, da Associação Histórias Sábias; Malvina Sousa, professora; Vânia Pimentel, engenheira da Câmara Municipal de Lagoa e Coronel José Salgado Martins.
Esta iniciativa será realizada em consonância com o tema proposto pela ICOMOS, Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, para a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023, “Património e Mudança”. Desta forma, o Museu de Lagoa-Açores irá realizar um passeio que conduzirá os participantes a espaços públicos ao ar livre, a ermidas e igreja, museus, edifícios com valor histórico e patrimonial, a paisagens.
O objectivo desta acção é dar a conhecer o valor do património cultural da vila de Água de Pau, ao compasso da sua história, englobando uma multiplicidade de “lugares de memória” que giram em torno de elementos tão diversificados como ofícios tradicionais, património edificado, ou evocação de acontecimentos da história local, como, por exemplo, os 338 anos de vila e sede do concelho de Água de Pau.
De referir que, esta visita contará com a colaboração da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, da Associação Cultural Histórias Sábias, da Associação Cultural Grupo Jovem Pauense e da Junta de Freguesia de Água de Pau.

Share

Print

Theme picker