Turistas já deixaram mais 3 milhões de euros do que no ano passado
Diário dos Açores

Turistas já deixaram mais 3 milhões de euros do que no ano passado

Previous Article Previous Article Picoenses queixam-se de maus cheiros no porto da Madalena

Proveitos na hotelaria sobem em flecha

Os turistas já deixaram na hotelaria tradicional dos Açores, só nos primeiros dois meses deste ano, mais 3 milhões de euros do que no ano passado.
De acordo com os dados do SREA, consultados pelo nosso jornal, os proveitos totais dos hotéis na Região já ultrapassam os 8,7 milhões de euros, quando no mesmo período do ano passado tinham sido 5,7 milhões de euros.
Os aumentos de preços na hotelaria são evidentes nos últimos tempos, assim como o aumento de turistas nos primeiros dois meses, perspectivando mais um ano turístico com novos recordes de visitas e de proveitos.
O Revpar (indicador médio da receita por quarto) fixou-se em Fevereiro nos 22,4 euros, quando no mesmo mês do ano passado tinha sido de 17,6 euros.
Os proveitos por aposento em Fevereiro registaram mais de 3 milhões de euros, quando no período homólogo foi de 2,2 milhões de euros.
Os proveitos da hotelaria estão a subir mas os custos com pessoal também.
Em Fevereiro do ano passado a hotelaria açoriana tinha ao seu serviço 2.030 pessoas, quando em Fevereiro deste ano atinge as 2.521 pessoas.
Os custos com o pessoal de serviço estavam na ordem dos 2,4 milhões de euros em Fevereiro do ano passado e este ano rondam os 3,1 milhões de euros.
Nos dois primeiros meses deste ano a hotelaria tradicional açoriana já gastou 6,2 milhões de euros em custos com  pessoal, quando há um ano tinham sido 4,7 milhões de euros.
Recorde-se que, conforme já noticiamos, no mês de Fevereiro, nos Açores, a hotelaria registou 85,7 mil dormidas, apresentando uma variação homóloga positiva de 22,3%.
Os residentes em Portugal atingiram cerca de 59,7 mil dormidas, correspondendo a um acréscimo homólogo de 16,2%, os residentes no estrangeiro atingiram 26,0 mil dormidas, registando um aumento, em termos homólogos, de 38,9%. O registo de hóspedes atingiu 33,9 milhares, apresentando uma taxa de variação positiva de 22,6% relativamente a Fevereiro de 2022.
No país, em Fevereiro, as dormidas na hotelaria apresentaram uma variação homóloga positiva de 39,9%.
Nos Açores, de Janeiro a Fevereiro, registaram-se 158,8 mil dormidas, valor superior em 34,4% ao registado no mesmo período de 2022.
Os proveitos totais, no mês de Fevereiro, registaram uma variação positiva de 42,6% e os proveitos de aposento uma variação positiva de 38,4% relativamente a fevereiro de 2022.
O rendimento médio por quarto utilizado (Average Daily Rate) foi de 62,2 euros.

Share

Print
Ordem da notícia2142

Theme picker