Diário dos Açores

A(pro)fundamento da Autonomia

Previous Article Marquês Jácome Correia: O Parente Pobre
Next Article Aprovada por unanimidade a proposta do círculo europeu Aprovada por unanimidade a proposta do círculo europeu

Na sessão plenária de abril da nossa Assembleia Legislativa constava da vasta agenda seis iniciativas consensuais ou, pelo menos, consensualizadas ao longo dos últimos anos. Isto era o que todos os que acompanham estas matérias esperavam. Acontece que, em política, o que parece, muitas vezes, não o é. E foi isso mesmo que aconteceu. O referido consenso durou até o início da discussão da primeira iniciativa.
O BE, a IL e o deputado independente “furaram” o tão propagandeado consenso. E é bom ter consciência que estávamos na presença de uma iniciativa cuja decisão final nem é da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Refiro-me à pretensão de criar círculos eleitorais próprios em cada uma das Regiões Autónomas, o que implica necessariamente uma revisão substantiva da lei eleitoral em causa. Já escrevi o que acho sobre esta iniciativa, mas o ponto agora é outro. A não existência de unanimidade, para além de ser um original conceito de consensualização, significa tudo aquilo que a Autonomia não precisa.
A novela da “cevera” não podia arrancar aos solavancos. E muito menos com uma iniciativa sobre as eleições que (infelizmente!) ninguém quer saber. Foi, portanto, uma entrada tardia e em falso. Tudo a condizer com um irónico agendamento, após anos de trabalho em comissões criadas especificamente para o efeito, sob a forma de pedido de urgência e dispensa de exame em comissão. Urgência? Qual é a pressa? Falta mais de um ano para as eleições europeias de 2024. E em 2029 voltaremos a ter novamente eleições para o parlamento europeu. E em 2034...
Deixando de lado a ironia, lamento que a entrada em cena não tenha sido no tempo certo, com a iniciativa certa e com um verdadeiro consenso. Refiro-me, obviamente, ao processo de revisão constitucional em curso na Assembleia da República. A Assembleia Regional, enquanto primeiro órgão da Autonomia, não podia ter dado falta de comparência. Andou-se de comissão em comissão, de prorrogação em prorrogação... Para, com a porta principal aberta, apenas alguns partidos (e bem!) incluírem umas páginas soltas sobre a Autonomia nas propostas a apresentar pelos grupos parlamentares nacionais. Não é assim que se consegue o desejado aprofundamento da Autonomia.
A defesa da Autonomia exige aproveitamento institucional das oportunidades de ouro. A Autonomia, enquanto bem maior, deve ser defendida pelo seu órgão representativo e não de forma individualizada.A Autonomia não se defende ficando à espera não se sabe bem de quê. A Autonomia não se defende, e muito menos se aprofunda, com tiros nos pés. Mandar agora para Lisboa 3 ou 4 iniciativas a ver o que dá não é, seguramente, aprofundar a Autonomia.

Hernâni Bettencourt*

*Jurista

Share

Print

Theme picker