Diário dos Açores

Acrocianose

Previous Article Previous Article Depois de 21 países e mais de 140 livrarias, a menina Néveda volta à ilha do Pico para o Dia Mundial do Livro
Next Article PSP promove operação de 27 de Abril a 3 de Maio - Viajar Sem Pressa PSP promove operação de 27 de Abril a 3 de Maio - Viajar Sem Pressa

Minuto de Saúde

A acrocianose é uma condição indolor que deixa a pele das mãos e dos pés com coloração azulada. É originada pela dificuldade do oxigénio em chegar às referidas extremidades corporais, sendo também possível -embora menos provável - a sua manifestação nas pernas e antebraços. Pode afectar homens e mulheres e é geralmente detectada na puberdade, ocorrendo com maior incidência em países com baixas temperaturas. Além da coloração azul, outro sintoma é o aspecto da pele, que fica húmida e gelada.
A patologia é tendencialmente benigna, mas não deixa de ser fundamental o aconselhamento médico para um correcto diagnóstico e prevenção de constrangimentos futuros.
Na grande maioria dos casos, a adopção de alguns cuidados - como a não exposição ao frio - podem ser suficientes para que se dê a regressão espontânea de uma enfermidade que, por norma, dispensa medicação efectiva.

Mais vale prevenir que remediar!

Por Cristina Valverde *

Share

Print

Theme picker