Novas praias e piscinas dos Açores com bandeira azul
Diário dos Açores

Novas praias e piscinas dos Açores com bandeira azul

Previous Article Previous Article Câmara de Comércio de P. Delgada lidera consórcio para as Aceleradoras do Comércio Digital
Next Article Governo Regional afirma que governantes socialistas “desgraçaram” a SATA Governo Regional afirma que governantes socialistas “desgraçaram” a SATA

A Associação Bandeira Azul da Europa divulgou ontem a lista das praias galardoadas e são 394, no total, em 2023, mais uma do que no ano passado.
Saíram 12 praias da lista das premiadas com a distinção, e entraram 9 novos areais. Quatro praias voltaram a constar nas galardoadas: Boa Nova, no Norte, Infante, no Tejo, Piscinas Carrapacho e Praia, nos Açores).
Na cerimónia, promovida pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, no Aquário Vasco da Gama, foi também anunciada uma novidade: o Norte ultrapassou o Algarve enquanto região com maior número de praias com bandeira azul: 87 contra 85.
É no Norte que há algumas das novas praias a entrar na lista: Merelim de São Paio, praia dos Beijinhos, Pedras de Agudela e da Seca.
 No Centro há mais três novos areais galardoados (Esteiro de Ereira, Labrego e Cabedelo), na zona do Tejo mais uma (Sorraia) e nos Açores também (Calheta da Maia)
Por outro lado, foi no Centro que mais praias perderam a Bandeira Azul: foram seis, Alvôco das Várzeas, Sandomil, Piódão, Côja, Sra. da Piedade e Torrão do Lameiro.
Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, que viu as praias de Janeiro de Baixo, Caxias e Paço de Arcos perderem a bandeira. O Alentejo (Mogavel), o Algarve (Beliche) e os Açores (Prainha) também perderam Bandeiras Azuis.
“A grande derrocada de galardões em praias fluviais e costeiras deve-se sobretudo a fenómenos extremos, como a seca e os incêndios de 2022 que afectaram muitas praias fluviais.  Com 394 praias galardoadas em 103 concelhos, Portugal está em sexto lugar entre 50 países com mais Bandeiras Azuis. 47 das praias distinguidas este ano são fluviais e há 17 marinas, menos uma do que em 2022, com direito ao ‘selo’ azul.

Share

Print
Ordem da notícia2159

Theme picker