Congresso dos Jornalistas dos Açores arranca hoje com 120 participantes
Diário dos Açores

Congresso dos Jornalistas dos Açores arranca hoje com 120 participantes

Next Article Costa Deliziosa hoje em P. Delgada com mais de 1.600 passageiros Costa Deliziosa hoje em P. Delgada com mais de 1.600 passageiros

É já a partir de hoje, amanhã e domingo que se realiza em Ponta Delgada, na Aula Magna da Universidade dos Açores, o I Congresso dos Jornalistas dos Açores, que vai contar com cerca de 120 participantes.
Sob o lema “(Re)Pensar o jornalismo açoriano”, o Congresso vai contar com jornalistas de quase todas as ilhas dos Açores, a que se juntam vários convidados e oradores da Madeira, do continente e da diáspora, para além do convidado internacional, o jornalista de investigação Michael Rezendes, descendente de açorianos, Prémio Pulitzer duas vezes, que ficou conhecido pelas suas investigações sobre a pedofilia na Igreja norte-americana.
Duas dezenas de oradores vão debater vários temas ligados à profissão, no Sábado e Domingo, com a realização de vários painéis, seguindo-se sempre um período de debate entre os congressistas, de onde surgirão, no final, as conclusões deste encontro, sendo também possível a apresentação de moções.
Hoje decorrerá na Universidade dos Açores, parceira deste Congresso, um workshop destinado aos alunos de Comunicação e Relações-Públicas, aberto também a jornalistas, com a presença de especialistas da Associação Literacia para os Media e Jornalismo.
A organização do Congresso é da responsabilidade do Sindicato dos Jornalistas, através da sua Direção Regional dos Açores, presidida pela jornalista Marta Silva, com a coordenação de uma Comissão Organizadora, presidida pelo jornalista Osvaldo Cabral, e de uma Comissão Executiva, a que preside o jornalista Rui Pedro Paiva.
Para a Presidente da Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, Marta Silva, serão dois dias “em que se pretende a partilha de experiências e formatos, coma ideia de parar e refletir sobre o jornalismo que se faz cá dentro, sem perder de vista outros modelos que estão a ser aplicados noutras redações”.
Por sua vez, Osvaldo Cabral, Presidente da Comissão Organizadora, afirma que a adesão ao Congresso “ultrapassa todas as expectativas, o que perspetiva, em antecipação, um sucesso para o jornalismo açoriano, demonstrando a sua unidade e foco na discussão sobre aquilo que mais afeta a nossa profissão na Região”.
Também hoje, às 18 horas, serão inauguradas duas exposições no Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago, na Ribeira Grande, uma sobre a vida e obra do jornalista açoriano Mário Mesquita, (que será homenageado no domingo, na sessão de encerramento do Congresso), e outra sobre como foi o I Encontro de Jornalistas Açoreanos, há 40 anos, numa curadoria a cargo do jornalista Herberto Gomes.
Amanhã de manhã o congresso propriamente dito arranca de manhã com dois painéis, um sobre os Desafios da Comunicação Social Privada, com os jornalistas Paulo Simões, Diretor do Açoriano Oriental, Souto Gonçalves, jornalista freelancer, Manuel Tomás, jornalista do Ilha Maior, e Sandra Reis, jornalista de O Baluarte.
Seguir-se-à o painel sobre O Papel do Serviço Público, com Rui Goulart, Diretor RTP/Açores, Rui Paiva, jornalista freelancer (Lusa), Paulo Santos, Coordenador na RTP/Madeira, e Felisbela Lopes, Investigadora da Universidade do Minho.
Às 14:30 segue-se o painel Do Ensino ao Mercado Laboral, com Rolando Lalanda, Professor da Universidade dos Açores, Paulo Moura, aluno do Curso Comunicação e Relações-Públicas UAc, Armando Mendes, Chefe de Redação do Diário Insular e Raquel Varela - Presidente Observatório para as Condições de Vida e Trabalho/Professora FCSH/UNL. este dia encerra com o painel Desinformação na Era dos Novos Media.

Share

Print
Ordem da notícia2164

Theme picker