Diário dos Açores

Banco Alimentar de São Miguel apela a recolha de alimentos este fim-de-semana

Previous Article Alguém estará a pensar no País?
Next Article Leroy Merlin investe em Ponta Delgada 2,4 milhões de euros Leroy Merlin investe em Ponta Delgada 2,4 milhões de euros

Acompanhando os 20 Bancos Alimentares portugueses, também o Banco Alimentar de São Miguel estará este fim-de-semana a apelar à doação de alimentos em 42 estabelecimentos comerciais, espalhados pela ilha.
Os grandes obreiros desta campanha serão os mais de 700 voluntários presentes e a participar de diversas formas – nas lojas, na supervisão, nas triagens no armazém do Banco, nos transportes de recolha.
“Precisamos de apoiar as famílias mais necessitadas da nossa comunidade, neste momento de particular gravidade, provocado pela subida de juros dos empréstimos à habitação e à escalada da inflação, que afectam os orçamentos dos agregados, e onde se destaca significativamente o custo da alimentação”, afirma numa nota pública a Presidente do Banco de S. Miguel, Luísa César..
O Banco Alimentar continua a apoiar com alimentos mais de 600 famílias todos os meses, precisando, para garantir este nível de resposta, de 23.000 quilos de alimentos mensais, quantidade só possível de angariar se sem contar com a colaboração efetiva e material de empresas, entidades oficiais e dos micaelenses.
Durante o ano de 2022, o Banco Alimentar de São Miguel distribuiu 304 634 quilos de alimentos, que contribuíram para a alimentação de mais de 13 077 pessoas com carências comprovadas (40% das quais crianças), sinalizadas pelo Centro de Apoio à Emergência Social/ISSA e pelas nossas 71 associações parceiras distribuidoras.
Pedem-se os alimentos mais básicos e menos perecíveis que constituem o cabaz de 16 produtos que o BACF-SM, habitualmente, distribui: arroz, atum e sardinha em conserva, salsichas, azeite, bolachas, café, cereais pequeno-almoço, farinha, enlatados ou secos de leguminosas (feijão grão, ervilha, lentilha), leite, massas, marmelada, óleo, papas e açúcar.
Também será possível contribuir através do site alimentestaideia.pt, ou através da campanha Ajuda de Vale, em alguns supermercados, bem como através da entrega directa de géneros no armazém da nossa instituição, em Ponta Delgada, ou fazendo um donativo financeiro, objecto de benefício fiscal (IBAN PT50 0018 000806727688020 35 ou MBWAY 917355330). 
“O Banco Alimentar conta, mais uma vez, com a colaboração de todos para que esta campanha venha encher de novo o nosso armazém e, agradece, antecipadamente, a todas as entidades envolvidas nesta grande operação solidária - as lojas e seus colaboradores, os voluntários e associações, órgãos de comunicação social, PSP e transitários”, conclui Luísa César.

Share

Print

Theme picker