Diário dos Açores

Consciência confusa

Previous Article Como combater o estigma da doença mental?
Next Article Religião líquida

Peixe do meu quintal

Foi uma semana recheada de nada. As diversas táticas e jogos de palavras entre o presidente da República e o primeiro-ministro, terminaram com cada um a dormir para seu lado.
Enquanto António Costa teve um governo minoritário, apoiado pela extrema-esquerda, procurou sempre o encosto de Marcelo Rebelo de Sousa e teve-o. Aturou as intromissões quase diárias do presidente da República e há um ano que continuava com a mesma atitude.
Mas “cansou-se”! Tanto mais que com a dissolução do anterior governo, o presidente não esperava – nem António Costa - que este ganharia uma maioria absoluta. Só que, ainda assim, Marcelo não parava de falar. Que o presidente é uma máquina da palavra, já todos sabemos e Costa também sabe, mas “cansou-se”!
Ainda assim, tudo iria indo se o governo titânico de António Costa não tivesse tanta incompetência a bordo que o fizesse esbarrar contra o icebergue da TAP. E o rasgo no barco só agora começou, pois que a Comissão de Inquérito Parlamentar à TAP tem muitos icebergues.
Já pensaram acontecer a mesma investigação à SATA? Seria interessante, não acham? Para que serviu a SATA durante muitos e muitos anos aos governos socialistas insulares. Mas, adiante.
No próximo futuro, o icebergue vai continuar a rasgar o barco e ele não irá resistir. Tudo o que o presidente da República disse no seu discurso do 04 de maio último, foi o aviso para vestirem os salva-vidas. O governo de António Costa tem os dias contados.
Francamente, João Galamba não vale tanto! Mentiu durante o turno de vigilância e com isso pôs todo o barco em jogo. Na verdade, a sua validade é nula neste momento e só a falta de dignidade própria e autoestima o fará continuar no cargo de ministro (não esquecer o cheque e a ambição desmedida). Não tem quaisquer condições para exercer política. Exceção feita ao ‘Chega’, onde Galamba estaria bem! Ao menos contaminava aquela organização de populismo compulsivo.
António Costa defende-o com a consciência, como se isso fosse condição política. Falemos de Ética, senhor Costa. Falemos de Honradez e Hombridade, senhor Costa. Ou então falemos de interesses a defender num ministério de suprema importância para o Partido Socialista como o das Infraestruturas, para o qual e do qual dependem grandes investimentos a fazer com os milhões do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). 
João Galamba parece que foi aluno na escola socrática, onde todos os malabarismos até davam licenciaturas tiradas aos domingos…
Mas António Costa quis – uma vez por todas – contrariar o presidente Marcelo, fazendo finca-pé na defesa do indefensável. Costa começou a secar o PS à sua volta. 
O presidente da República já decretou a dissolução desta arrogante maioria, só não sabemos para quando. Mas ela não vai chegar ao fim da Legislatura.
O buraco negro da galáxia socialista continuará a aumentar e isso não é bom para a Democracia. O Partido Socialista é muito mais do que simples bonecos de cordéis ou marionetas. 
O presidente do PS, Carlos César, deu sabiamente a solução. A teimosia de Costa preferiu não escutar. A remodelação que se impunha, a bem do país e do partido.
O tempo demonstrará que António Costa errou ‘em consciência’.

José Soares

Share

Print

Theme picker